TECNICO EM EDIFICAÇÕES A DISTÂNCIA

CURSO EM EDIFICAÇÕES A DISTÂNCIA

A construção civil é o campo de atuação do profissional do ramo de edificações. A realização de um curso de formação a distância deve oferecer a possibilidade para que o aluno desenvolva competências na execução de projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica vigente no país. A segurança é o ponto de maior importância e deve nortear as atividades do profissional de edificações. Ele deve estar apto a desenvolver atividades que compreendam competências de planejamento de uma obra, desde seu projeto, até a questão financeira e sua execução, bem como a total assistência técnica no estudo e desenvolvimento de atividades de pesquisas tecnológicas que compreende a área de edificações. Ainda, o profissional deve ser capaz de coordenar e orientar a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações e, seu campo de atuação. A correta orientação na assistência administrativa também pode fazer parte das atividades que pertencem ao profissional do ramo de edificações. As empresas que oferecem oportunidades para profissionais desta área estão ligadas diretamente ao segmento da construção civil; como construtoras e indústrias de materiais para construção, bem como em fábricas de pré-moldados. Ainda, o técnico em edificações pode atuar também em áreas específicas, como na pavimentação em grande escala, ou seja, a construção de estradas, trabalhando em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, assim como auxiliando no planejamento, orçamento, projetos, gerenciamento, controle e execução de obras de empresas desse segmento, como empresas públicas e privadas de construção civil e companhias de projetos e de construção civil. Após finalizar o curso de formação técnica para a área de edificações, o aluno ou profissional deste segmento tem a oportunidade direcionar sua competência acadêmica para outras áreas relacionadas, como a engenharia civil, por exemplo. O profissional que possui a qualificação adequada em edificações aparece para o mercado de trabalho como um elemento de atuação em diferentes áreas da construção civil – um dos segmentos do mercado de trabalho que mais movimenta a economia nacional. Assim, quando o aluno ou o profissional procura uma escola ou instituição para realizar sua formação, ele deve ter em mente a possibilidade de encontrar um sólido plano de carreira por conta de sua qualificação, desta forma, a importância na escolha de uma instituição adequada é muito importante.

 

ATIVIDADES RELACIONADAS

O profissional do ramo de edificações desenvolve diversas atividades com profissionais de muitas áreas, como engenheiros civis, eletricistas e agrimensores – em projetos de levantamento topográfico, por exemplo, bem como, profissionais de setores administrativos na elaboração de planilhas de orçamento e controle da obra. Ainda é possível que desenvolvam projetos, embasados em normas e especificações técnicas fornecidas por superiores e encaminhando os documentos necessários para a aprovação dos órgãos competentes. Ao profissional também cabe a inspeção de materiais utilizados nos projetos, bem como, o treinamento, a coordenação e o trato em todos os aspectos do orçamento em um projeto que demande mão-de-obra. Neste ponto, o profissional também deverá desenvolver atividades que lhe permitam utilizar a legislação trabalhista, para garantir os direitos e deveres dos trabalhadores envolvidos no projeto que esteja coordenando garantindo, desta forma, a segurança de todos os profissionais envolvidos em um determinado projeto.

 

A QUALIFICAÇÃO EM EDIFICAÇÕES

O curso possui um extenso conteúdo programático que pode variar em alguns aspectos de acordo coma instituição escolhida, porém, algumas das disciplinas com a qual o aluno terá contato durante sua formação em edificações são: legislação e normas técnicas; sistemas construtivos; desenho técnico; contato com materiais de construção; planejamento de obras; topografia; estudo dos solos; controle de qualidade em obras; normas de segurança e saúde no trabalho e diversas outras competências que desenvolvem atividades relacionadas ao ramo da construção civil. Assim o profissional pode desenvolver competências que o permitam atuar em diversas áreas dentro de um único segmento – a construção civil – um dos que mais emprega e oferece diferentes oportunidades movimentando a economia nacional. O ramo da construção civil não apresenta características voltadas para a crise que pode afetar diferentes áreas, uma vez que a expansão dos centros urbanos e de cidades menores é constante.

 

ONDE ENCONTRAR O CURSO A DISTÂNCIA

COLÉGIO POLIVALENTE: A escola oferece um conteúdo programático com a carga total de 1.200 horas e possibilidade de realização de estágio, de acordo com os critérios especificados pela instituição. O colégio oferece ao aluno a certificação válida em todo o território nacional e todas as informações sobre o programa de formação que é ministrado por meio do sistema de ensino a distância estão no link a seguir: http://www.colegiopolivalente.com.br/CursosTecnicos/CursoTecnicoemEdificacoes.aspx

 

SOCIESC – EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: A escola está localizada no estado de Santa Catarina e oferece o curso de formação em edificações com possibilidade de realização de estágio, entretanto, esta atividade não acontece em caráter obrigatório, todas as informações sobre o programa educacional da escola, bem como o conteúdo programático completo estão no endereço eletrônico a seguir: http://www.sociesc.org.br/pt/ensino-distancia/conteudo.php?&lng=2&id=2974&mnu=4336&top=0&crs=142 .

5 comments

  1. Gostaria de saber como faço pra me inscrever e fazer esse curso. Obrogado

  2. luiz carlos xavier disse:

    Gostaria de aperfeiçoar acompanhar mercado de trabalho,me empregar,já que ainda não estou no mercado trabalho

  3. ELPIDIO disse:

    Sim trabalho como autônomo na construção civil, e quero fazer um curso técnico em edificação como poço me matricular e qual seria o custo: sem mais, obrigado

  4. Quero saber como fazer para dar inicio neste curso.
    Obrigado pela vossa atenção.

  5. Diran Mozart disse:

    Sim trabalho como autônomo na construção civil, e quero fazer um curso técnico em edificação como poço me matricular e qual seria o custo: sem mais, obrigado. Diran José Mozart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *