Você está em: Cursos Gratuitos > Língua Portuguesa > Sujeito e Predicado

Sujeito e Predicado

Quando começamos a estudar a língua portuguesa e a composição das orações, logo nos deparamos com duas definições que vão nos acompanhar pelo resto de nossas vidas durante nossos estudos e também nas provas de vestibular e de concursos. O conceito de sujeito é o termo da oração do qual se declara algo. Já o conceito de predicado diz que é o que se declara a respeito do sujeito.

Este conceito é facilmente encontrado em livros de gramática e também facilmente decorado. Mas a grande dúvida dos candidatos é como encontrar o sujeito e o predicado nas orações.  Duas dicas importantes são as seguintes: Fazer a pergunta quem mais o verbo se for igual à pessoa, ou fazer a pergunta o quê? Mais verbo se for igual à coisa. Assim você facilmente vai conseguir identificar o sujeito e o predicado de uma frase.

predicado e sujeito

Quando estudamos o seguinte exemplo: Paulo é inteligente, perguntamos quem é inteligente, e descobrimos que é o Paulo, portanto, o Paulo é o sujeito da frase enquanto o restante da oração se torna o predicado, lembrando que sempre o sujeito tem que estar concordando com o predicado em gênero, número e grau.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *