Você está em: Cursos Gratuitos > Pós Graduação > STRICTO SENSU | PÓS-GRADUAÇÃO, O QUE É?

STRICTO SENSU | PÓS-GRADUAÇÃO, O QUE É?

STRICTO SENSU

De forma diferente dos programas de Pós-Graduação que são ministrados no sistema lato sensu e que podem acontecer para os alunos que já completaram a sua graduação em instituição de ensino superior, o sistema que compreende o programa de formação para Pós-Graduação stricto sensu são ministrados apenas para a formação continuada de profissionais que têm como campo de atuação, os segmentos que permitem a atuação de mestres e doutores, pois nesta base consiste a formação. Desta forma, entre diversos outros segmentos, a realização de uma formação de Pós-Graduação stricto sensu é indicada para profissionais da área do ensino, ou seja, para futuros professores e educadores de diferentes níveis, bem como, profissionais de áreas científicas ou técnicas para diversos segmentos do mercado de trabalho.  De forma geral, a realização de curso específico para o programa de Pós-Graduação stricto sensu confere ao profissional um grau de qualificação que é bastante valorizado em diversos níveis, dentro não apenas de empresas, mas em todo o mercado de trabalho, para o caso do profissional que eventualmente desejar ou apresentar a necessidade de ocupar outra posição, em diferentes empresas. Aliada a qualificação que acontece por meio deste tipo de formação, o domínio de outros idiomas também tem um valor bastante reconhecido para o profissional que já possui o título de mestre ou de doutor, ou está em andamento com seu curso.

DISPOSIÇÕES DO MEC SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Assim como para o oferecimento de qualquer curso de Pós-Graduação lato sensu, a validade de programas educacionais para formação em Pós-Graduação stricto sensu devem acontecer em instituições de ensino superior que sejam total e completamente responsáveis pelo curso, desde sua concepção a partir do desenvolvimento do conteúdo programático, até a realização das aulas, o corpo docente e todas as questões decorrentes do oferecimento deste curso. Entretanto, este tipo de graduação não está sujeito apenas a este critério para que seja validado, mas, também acontece a realização de avaliações periódicas, desde antes de seu início – pois os cursos devem atender determinadas especificações para que recebam a devida autorização de validade. Da mesma forma, existem as determinações que devem ser cumpridas para a renovação periódica do programa, mediante uma série de especificações que são apresentadas pelo Ministério da Educação. Os alunos que fazem parte deste segmento de formação, também têm a responsabilidade de avaliar a o programa educacional oferecido, não apenas de acordo com as disposições previamente especificadas por parte do Ministério da Educação, mas durante a rotina de estudo e sobre todos os profissionais que estão envolvidos neste tipo de formação.

 

ESPECIFICAÇÕES QUANTO À FORMAÇÃO

Para o aluno que ingressa no programa de formação em Pós-Graduação stricto sensu são apresentadas uma série de especificações sobre o conteúdo programático e sobre as atividades que deverão se realizar no decorrer de sua formação, para qualquer que seja o segmento de atuação profissional.  Para a realização de mestrado, por exemplo, o programa de estudos exige do aluno a realização de atividades específicas, em grande parte envolvidas em conteúdo com reconhecida complexidade e que devem comprovar a habilidade do aluno – já como profissional, para o desenvolvimento que competências de proeficiência em seu campo de atuação específico. Este é apenas um exemplo que pode se apresentar de forma frequente durante a formação com habilitação em mestrado. Já para o sistema de formação referente ao doutorado, o grau de complexidade das atividades exigidas também é bastante elevado e, em diversas situações de estudo para diferentes segmentos é exigida do aluno uma tese que comprove o desenvolvimento de competências e informações que possam significar melhorias ou avanços em seu campo de estudos. Desta forma é possível identificar, entre diversos outros, os pontos que são desenvolvidos de maneira frequente durante a realização da formação para Pós-Graduação stricto sensu.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

A oferta para a realização de cursos no sistema de Pós-Graduação stricto sensu é bastante efetiva em diversas instituições de ensino superior e para vários segmentos profissionais do mercado de trabalho. Deste modo, além das instituições já reconhecidas pela tradição na qualidade de ensino, diversas outras são autorizadas e reconhecidas constantemente para o oferecimento de cursos de  Pós-Graduação stricto sensu. Isto indica que o profissional que deseja ingressar em cursos de qualificação específica deve realizar uma criteriosa pesquisa antes de optar pelo local onde deverá estudar. Especialmente para os programas de Pós-Graduação stricto sensu e Pós-Graduação lato sensu esta indicação é mais efetiva, pois todo e qualquer programa educacional que tem grande valor reconhecido para qualificação profissional e para o mercado de trabalho, como neste caso, representam um grande investimento para a melhoria das competências profissionais. De forma geral, a realização de um programa de qualificação para diferentes níveis de Pós-Graduação representa uma informação que é bastante valorizada no mercado de trabalho, uma vez que os programas educacionais que são desenvolvidos nesta formação, concedem ao profissional em nível de competência bastante elevado.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Um comentário em “STRICTO SENSU | PÓS-GRADUAÇÃO, O QUE É?

  1. Caros!

    Estou à procura de um curso de MESTRADO na área de Linguística pela Unb. Esse é um grande sonho!!!
    Como faço para obter mais informações a respeito da oferta do curso? As aulas são presenciais ou onlines?
    Se alguém ler esse apelo e puder ajudar-me , agradeço muuito!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *