Você está em: Cursos Gratuitos > Língua Portuguesa > Sinônimos – Palavras, exemplos, o que é

Sinônimos – Palavras, exemplos, o que é

A língua portuguesa reserva uma série de conceitos e nomenclaturas que exigem que o aluno estude um pouco par ater conhecimento e não passar por nenhum aperto na hora de fazer uma prova. Mas alguns conceitos na língua portuguesa são muito simples de se entender, sendo que estão presentes na nossa vida quase que diariamente.

Um destes exemplos são os sinônimos. Os sinônimos dizerem respeito diretamente as palavras que tem significado idêntico ou semelhante a outra palavra. Por exemplo, moto e motocicleta. Estas duas palavras são reconhecidas e estão presentes nos dicionários. Mas querem dizer exatamente a mesma coisa, ou seja, um veículo automotivo de duas rodas. Outro exemplo que pode ser dado e que também é muito utilizado é cão e cachorro. As duas palavras querem dizer exatamente a mesma coisa, não existe um animal chamado cão e outro animal chamado cachorro.

Existem dois tipos de Sinônimos previstos na língua portuguesa. Os sinônimos perfeitos e os sinônimos imperfeitos. Os sinônimos perfeitos tem o significado exatamente igual. Por exemplo; morrer e falecer.

Os sinônimos imperfeitos são palavras que possuem sentido próximo um do outro. Um exemplo disso é gordo e obeso. Apesar do sentido ser quase mesmo, entende-se que uma pessoa obesa é mais gorda do que uma pessoa simplesmente gorda

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *