SINE PA | SINE PARÁ VAGAS E EMPREGOS

SINE PARÁ

O Governo federal apresenta em todo o território nacional, diversos projetos de apoio ao trabalhador para ingresso em oportunidades presentes no mercado de trabalho. Muitos desses projetos acontecem por meio de parcerias com as secretarias estaduais e o mais efetivo programa de abrangência nacional é o SINE – Sistema Nacional de Emprego. Este projeto acontece por meio da supervisão do Ministério do Trabalho e dele fazem parte uma série de serviços dos quais os moradores de todo o território nacional podem dispor para a busca de um novo emprego. Um exemplo sobre a atuação do SINE em todas as regiões do país é a realização do projeto no estado do Pará, onde existem diversas unidades de atendimento em todo o estado. O objetivo deste programa é oferecer ao trabalhador que já está formado, assim como pára o trabalhador que não possui a qualificação adequada, a oportunidade de se candidatar a diversas oportunidades de acordo com o perfil identificado pelo próprio SINE. Para tanto, o órgão atende a cidadãos de diversas idades, formações acadêmicas, bem como em diversos níveis de experiência profissional. Quando este ponto aparece de forma a demonstrar a pouca qualificação do candidato, o SINE direciona e encaminha o candidato à participação em seus cursos de qualificação para o bom desempenho no ambiente de trabalho. O SINE Pará tem o propósito de oferecer condições para ingresso no mercado de trabalho ao maior número possível de cidadãos, uma vez que o processo de intermediação de vagas é uma das formas mais eficazes para a promoção do emprego para profissionais de baixa renda, estudantes a procura do primeiro emprego, ou cidadãos que possuam pouca experiência ou menor formação. Especificamente para o estado do Pará esse serviço é bastante indicado também para os moradores de áreas rurais, bem como para os cidadãos de baixa renda, pois todos os serviços oferecidos pelo SINE são gratuitos.

 

SERVIÇOS OFERECIDOS PELO SINE

O processo de atendimento no Sine Pará possui várias etapas, assim como nas unidades do órgão em todo o território nacional e todo este processo submete o candidato a uma série de prévias avaliações para encaminhamento. Quando cidadão procura o órgão, o processo se inicia a partir de um levantamento dos dados pessoais, que é realizado no sistema do Sine, com o objetivo de avaliar as informações sobre cada um dos candidatos cadastrados, de acordo com as exigências descritas por parte dos empregadores. Porém, todo o processo de apoio ao cidadão é detalhado e tem início com a atuação do Sine junto às empresas, para que as vagas já estejam disponíveis quando o cidadão procura o órgão. Uma vez identificado que a necessidade da empresa e o perfil do profissional são compatíveis, o candidato é encaminhado diretamente para o processo seleção junto ao empregador.

 

SERVIÇOS AO CIDADÃO

Programa de Qualificação: Além da intermediação direta entre o candidato e o empregador, o Sine também dispõe de um programa de qualificação e apoio ao cidadão que procura uma oportunidade no mercado de trabalho. Este processo acontece por conta do grande número de candidatos que apresentam pouca qualificação quando procuram o órgão. Esta ação acontece da seguinte forma: por meio dos dados de cada candidato, o Sine realiza uma pesquisa no momento do atendimento, com o objetivo de identificar os pontos de maior carência em sua qualificação, para quem posteriormente, o candidato seja convocado pelo Sine para a participação em cursos referentes ao seu perfil para programas de qualificação. Para os candidatos que eventualmente apresentarem alguma dificuldade sobre comportamento, postura ou apresentação são oferecidas oficinas de orientação para o trabalho.

Acompanhamento Psicológico: O Sine dispõe de uma equipe de profissionais do campo da psicologia, que atuam no serviço de apoio psicológico tanto para os candidatos quanto para os próprios empregadores. O serviço acontece com base nos conceitos da área de recursos humanos e os profissionais desenvolvem um trabalho de pré-seleção para as empresas e já para os candidatos são oferecidos serviços por meio da aplicação de atividades como dinâmicas, testes técnicos e análises de redações. Assim, o Sine tem a oportunidade de direcionar de forma correta o candidato.

Seguro-desemprego: O benefício que é concedido ao profissional que é desligado de sua empresa sem justa causa, também pode ser habilitado na unidade do Sine. O cidadão ainda tem a oportunidade de realizar seu cadastro e ingressar em um processo de busca para uma nova oportunidade no mesmo momento.

 

CONTATO COM O SINE PARÁ

Entre as regiões que compreendem a capital, as localidades metropolitanas e o interior do estado do Pará, o SINE está presente em um total de 44 unidades em diferentes endereços. Desta forma é possível que a população de todo o estado seja atendida da mesma forma em cada uma das localidades, pois o trabalho desenvolvido pelo órgão é rigorosamente igual para todas as unidades, bem como, para as unidades presentes em todo o território nacional. Para verificar todos os endereços e contato do SINE Pará basta acessar o endereço eletrônico que está no link a seguir: SINE PA .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *