Você está em: Cursos Gratuitos > SINE > SINE BAHIA | VAGAS E EMPREGOS

SINE BAHIA | VAGAS E EMPREGOS

SINE BAHIA

O Governo federal desenvolve e implementa diversos serviços de apoio aos cidadãos de todo o país, com o objetivo de oferecer melhores condições para quem procura oportunidades no mercado de trabalho. Esses programas de inclusão social acontecem em parceria com as secretarias estaduais do trabalho, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego e para cada estado existem programas específicos voltados a diversos segmentos da população. Porém, o SINE – Sistema Nacional de Emprego é um projeto que é desenvolvido em todo o território nacional e é o maior programa gratuito de oferta de vagas no mercado de trabalho. No estado da Bahia, o serviço acontece de forma bastante efetiva, pois o cidadão que procura o órgão é atendido passando por diversas etapas, com o objetivo de ser direcionado para a oportunidade que estiver de acordo com seu perfil e que melhor corresponder às suas necessidades. O Sine Bahia tem o propósito de oferecer condições para ingresso no mercado de trabalho ao maior número possível de cidadãos, uma vez que o processo de intermediação de vagas é uma das formas mais eficazes para a promoção do emprego para profissionais de baixa renda, estudantes a procura do primeiro emprego, ou cidadãos que possuam pouca experiência ou menor formação. Entretanto, são oferecidas vagas em diversos segmentos, para diversos níveis de qualificação e experiência.

 

SERVIÇOS OFERECIDOS PELO SINE

O processo de atendimento no Sine Bahia possui várias etapas e submete o candidato a uma série de avaliações para encaminhamento. Quando cidadão procura o órgão, o processo se inicia a partir de um levantamento dos dados pessoais, que é realizado no sistema do Sine, com o objetivo de avaliar as informações sobre cada um dos candidatos cadastrados, de acordo com as exigências descritas por parte dos empregadores. Uma vez identificado que a necessidade da empresa e o perfil do profissional são compatíveis, o candidato é encaminhado diretamente para o processo seleção junto ao empregador. Porém, todo o processo de apoio ao cidadão é detalhado e tem início com a atuação do Sine junto às empresas, para que as vagas já estejam disponíveis quando o cidadão procura o órgão. O Sine Bahia possui uma equipe de consultores do Sine Bahia, que é responsável por realizar um mapeamento geral das ações de ampliação e investimento que as empresas promovem dentro do mercado, para identificar o surgimento de novos postos de trabalho. Este serviço conta também com uma central de atendimento telefônico que está disponível diariamente, com o objetivo de captar vagas. Neste serviço, tanto o Sine faz contato com as empresas, como os empregadores também podem procurar o órgão para apresentar suas vagas. O Sine Bahia realiza ainda, um processo de cadastramento de vagas que é feito pelo e-mail: [email protected]. Neste endereço, o empregador pode cadastrar as vagas disponíveis.

 

SERVIÇOS AO CIDADÃO

  • Programa de Qualificação: Além da intermediação direta entre o candidato e o empregador, o Sine também dispõe de um programa de qualificação e apoio ao cidadão que procura uma oportunidade no mercado de trabalho. Este processo acontece por conta do grande número de candidatos que apresentam pouca qualificação quando procuram o órgão. Esta ação acontece da seguinte forma: por meio dos dados de cada candidato, o Sine realiza uma pesquisa no momento do atendimento, com o objetivo de identificar os pontos de maior carência em sua qualificação, para quem posteriormente, o candidato seja convocado pelo Sine para a participação em cursos referentes ao seu perfil para programas de qualificação. Para os candidatos que eventualmente apresentarem alguma dificuldade sobre comportamento, postura ou apresentação são oferecidas oficinas de orientação para o trabalho.
  • Acompanhamento Psicológico: O Sine dispõe de uma equipe de profissionais do campo da psicologia, que atuam no serviço de apoio psicológico tanto para os candidatos quanto para os próprios empregadores. O serviço acontece com base nos conceitos da área de recursos humanos e os profissionais desenvolvem um trabalho de pré-seleção para as empresas e já para os candidatos são oferecidos serviços por meio da aplicação de atividades como dinâmicas, testes técnicos e análises de redações. Assim, o Sine tem a oportunidade de direcionar de forma correta o candidato.
  • Atendimento a Micro e Pequenas Empresas: Este projeto é desenvolvido em parceria com a Agência de Fomento do Estado – Desenbahia e compreende pequenas empresas dos setores de indústria, comércio e serviços. O objetivo é oferecer uma linha de crédito, que é destinada a investimentos da construção civil para a ampliação do espaço físico, aquisição de equipamentos, instalação e montagem, compra de mercadorias, matérias-primas, formação e reposição de estoques, bem como para despesas administrativas.
  • Seguro-desemprego: O benefício que é concedido ao profissional que é desligado de sua empresa sem justa causa, também pode ser habilitado na unidade do Sine. O cidadão ainda tem a oportunidade de realizar seu cadastro e ingressar em um processo de busca para uma nova oportunidade no mesmo momento.

 

CONTATO COM O SINE BAHIA: O órgão possui 12 unidades de atendimento, em diferentes locais no estado e para verificar cada um dos endereços, bem como todas as informações basta acessar o endereço eletrônico, neste link: SINE BAHIA .

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

3 comentários em “SINE BAHIA | VAGAS E EMPREGOS

  1. para que ter tanto curso se na hora da pratica só preferem quem tem experienccia o tempo passa e você fica na mesma já cansei disso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>