Você está em: Cursos Gratuitos > Física > Segunda Lei de Newton – Princípio Fundamental da Dinâmica

Segunda Lei de Newton – Princípio Fundamental da Dinâmica

2 lei de newtonEsta lei também é conhecida como o Princípio Fundamental da Dinâmica, sendo ser a segunda das três leis que foi estabelecida por Sir Isaac Newton sobre os movimentos em nosso planeta. Isaac Newton, ao formular esta lei, afirmou que um corpo, seja ele qual for, precisa da aplicação de uma determinada força para que ele entre em movimento. Da mesma forma, um corpo em movimento só será parado se também houver uma força que seja aplicada sobre ele.

Ou seja, se um determinado objeto estiver em movimento, ele continuara em movimento para sempre a não ser que  ele tenha algum tipo de força atuando sobre ele que faça o objeto parar.  Mas a  força que atua sobre um determinado objeto não é responsável apenas por colocar ele em movimento. A força também será responsável por definir a o sentido e a velocidade que este objeto vai banhar.

Newton estabeleceu esta lei para análise das causas dos movimentos, relacionando as forças que atuam sobre um corpo de massa m constante e a aceleração adquirida pelo mesmo devido à atuação das forças. Esta lei diz que:

A resultante das forças aplicadas sobre um ponto material é igual ao produto da sua massa pela aceleração adquirida.

leis de newton

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *