Você está em: Cursos Gratuitos > Dicas Curriculum > Saiba como e quando pedir um aumento Salarial na sua empresa!

Saiba como e quando pedir um aumento Salarial na sua empresa!

A economia do país cresce expressivamente e a empresa em que você trabalha está se beneficiando disto, mas você até agora não sentiu o gosto do boom econômico no bolso. Talvez esta é uma boa hora para pedir um aumento ao seu chefe? Preparamos um guia com dicas de quando e como você deve chegar no seu chefe.

 

1. Observe o seu chefe

Observe o humor do seu chefe. Nos últimos dias ele está sorrindo mais? Ou ficou de cara feia e nervoso? Não peça um aumento para seu chefe, se ele estiver passando por problemas, como o stress ou problemas familiares. Ele provavelmente não te dará o aumento e você ainda corre o risco de ir para listra negra.

O melhor momento é quando os superiores do seu chefe o elogiam. Quanto mais ele for elogiado e bem sucedido profissionalmente, melhor é o momento para você.

 

2. A empresa está rendendo lucro?

Avalie se a empresa está passando por um bom momento financeiro. Seu chefe não poderá liberar seu aumento, se não tiver condições de arcar com ele. Não existe apenas você de funcionário na empresa, e um aumento para vários funcionários pode representar uma grande fatia do lucro.

 

3. Já trabalho na empresa há algum tempo

Para pedir um aumento você já deve estar trabalhando na empresa há algum tempo. Se você chegou no último mês, mantenha-se longe da porta do seu chefe, há não ser que ele te chame.

Os funcionários mais antigos terão preferência para pedir o aumento. Trabalhe um tempo, faça o seu melhor e deixe o aumento para os próximos meses.

 

4. Você merece o aumento?

pedir aumento salarialVocê encontrou o melhor momento para chegar ao chefe? A empresa está crescendo e os lucros são visíveis? Que bom! Agora, seja sincero com você mesmo: você merece um aumento?

Você é o tipo de funcionário dedicado, que trabalha muito mais do que deveria? Você faz horas extras sem reclamar? Ajuda os seus colegas do departamento? Entrega os projetos e atividades em sua responsabilidade no prazo de entrega? Tem um bom relacionamento com seus colegas e com seus superiores? Se a resposta for positiva para a maioria das perguntas, não perca mais tempo e comece a preparar o seu discurso para pedir o aumento.

Se você recebeu uma bronca ou atrasou um projeto, não peça o aumento agora. Espere mais um pouco e durante esse tempo, aproveite para entregar os projetos antes da deadline, fazer horas extras, construir um bom relacionamento com o seu chefe e trazer mais lucros para empresa. Assim quando você for pedir o aumento, com certeza terá muito mais chances.

 

5. Como saber qual valor pedir?

Saber qual valor você irá pedir é essencial para ganhar o seu aumento. Pedir pouco é jogar sua grande oportunidade no lixo, mas se pedir muito, pode perder tudo.

Quantos os outros funcionários com o mesmo tempo de serviço e cargo ganham? Não fale sobre isso com o seu chefe, é apenas uma constatação para você.

Procure na internet a média salarial de outros profissionais como você. Não utilize valores (ex. Quero um aumento de R$ 500,00), mas porcentagens (ex. Acredito que 10% seria um valor justo).

 

6. Mostre o lucro que você traz para a empresa

Mostre com números e valores ao seu chefe, o lucro que você traz para a empresa. Ex. Este ano trouxe N clientes para a empresa, o que rendeu aproximadamente R$ a mais no faturamento.

pedir aumento de salario

 

7. Passe segurança e profissionalismo

Cuidado com os gestos, com as palavras e com o tom que você utiliza. Passe profissionalismo, mostre ao seu chefe que você é um bom funcionário e faz o melhor que pode pela empresa.

Mostre segurança ao falar. Não gagueje, trema ou desvie o olhar. Se você não estiver seguro de que o aumento é um direito seu, não é seu chefe que estará.

Para pedir um aumento é necessário seguir as dicas anteriores, escolhendo o momento, o valor e tom adequado para falar com o seu chefe. Compartilhe com nós outras dicas que você considera importante!

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *