Você está em: Cursos Gratuitos > Secretaria de Educação > REUNI : Dicas e informações

REUNI : Dicas e informações

REUNI

O REUNI – Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais está vigente no país desde o ano de 2007 e tem o objetivo principal de ampliar a oferta de vagas em instituições de ensino superior, em todo o território nacional. A proposta visa a permanência do estudante dentro do ambiente acadêmico, por meio de melhores condições para que as universidades ampliem o número já presente de vagas em todos os cursos que são oferecidos. Este programa é parte integrante do chamado Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, que dispõe de uma série de ações voltadas para a melhoria da qualidade do ensino no país, de acordo com várias disposições do Ministério da Educação. Por meio do REUNI, as instituições públicas de ensino superior recebem uma série de subsídios previstos pelo Governo Federal, para que diversos aspectos de suas estruturas sejam beneficiados – e não somente a proposta acadêmica e a qualidade do ensino. Desta forma, as universidades são beneficiadas para que apresentem diferentes expansões acadêmicas, pedagógicas e também físicas. Estes fatores compreendem melhorias na estrutura das universidades, tais como laboratórios, quadras, espaços e salas de aula. Também, para o investimento no corpo docente de cada instituição e nas medidas que são adotadas para o desenvolvimento das propostas pedagógicas para cada segmento de atuação e estudo. Entretanto, a participação de cada instituição de ensino é opcional e para participar é necessário que a universidade esteja de acordo com o plano de expansão do governo e atenda a uma série de disposições e metas para que o subsídio seja liberado.

 

AÇÕES EM ANDAMENTO

A proposta inicial do REUNI pretendia manter o programa durante um período determinado que já foi finalizado, porém, para os próximos anos, o programa se está ativo e, de acordo com o anúncio do Governo Federal, até o ano de 2014 serão oferecidas 250 mil vagas para ingresso em universidades federais e 600 mil vagas em institutos federais educacionais, como terceira parte do projeto disposto para o desenvolvimento do REUNI. Um dos pontos mais importantes sobre o objetivo do programa é a formação de qualidade para o maior número de profissionais, para que toda a demanda do mercado de trabalho, para diversos setores, seja suprida da melhor maneira. Isto compreende as vagas que surgirão nos próximos anos, em diversos setores da economia – também para a oferta de vagas das empresas multinacionais presentes em todo o território nacional. Esta fase de desenvolvimento do programa de expansão da educação compreende, ainda, a criação de quatro novas universidades federais que estarão divididas entre os estados da Bahia, do Pará e do Ceará, além da abertura de 47 campi em instituições de ensino superior – sendo 20 destas unidades instaladas e previstas para funcionamento ainda para o ano de 2012 e as demais unidades, até o ano de 2014. o programa pretende, ainda, beneficiar todos os estados com unidades educacionais de diferentes níveis.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

Da mesma forma como acontece para todos os programas educacionais que são desenvolvidos pelo Ministério da Educação, as informações sobre o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais estão disponíveis para todos, por meio do portal do programa. Além de verificar todas as informações, o andamento do programa, os resultados obtidos e as novas disposições, os interessados podem conferir também, a lista completa de universidades que desenvolvem atividades por meio do REUNI, em todo o território nacional. Também estão disponíveis diversas informações necessárias para servidores da educação pública, e profissionais que exercem atividades de docência em ambiente acadêmico. Para verificar cada um desses pontos, basta acessar o endereço eletrônico que está no link a seguir: www.reuni.mec.gov.br/ . Ainda, para verificar todas as informações sobre todos os demais programas de incentivo à educação que são desenvolvidos pelo Governo Federal, basta acessar o portal do Ministério da educação, no link a seguir: www. mec.gov.br/. O MEC também disponibiliza um canal digital em seu portal para o contato referente a diversas solicitações e informações e seu conteúdo pode ser acessado por meio do link a seguir: www.portal.mec.gov.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=17

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Um comentário em “REUNI : Dicas e informações

  1. procuro fazer faculdade na a´rea da estetica , estava na Estácio porém nâo pude mais pagar áquele valor.
    mas, se encontrar mais baixo o preço farei. obrigada. tel 26289407 87406063 95169515

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *