Você está em: Cursos Gratuitos > Biologia > RESPIRAÇÃO CELULAR e MITOCÔNDRIAS – glicólise | ciclo de krebs | fosforilação oxidativa

RESPIRAÇÃO CELULAR e MITOCÔNDRIAS – glicólise | ciclo de krebs | fosforilação oxidativa

A respiração celular tem lugar nas mitocôndrias, no entanto, nas três etapas que geralmente divide-se todo o processo, a primeira delas acontece no citoplasma, e ganha o nome de Glicólise. Esta nada mais é do que uma série de reações onde uma molécula de glicose e seis de carbono é convertida em duas de piruvato e três de carbonos, existindo o consumo de duas moléculas de ATP e a formação de quatro.

Na segunda etapa da respiração celular, as duas moléculas de piruvato são transportadas para o interior da mitocôndria, onde se processa sua transformação em ácetil com enzima A. A terceira etapa da respiração celular é o ciclo do ácido cítrico, e tem lugar na matriz da mitocôndria. Nesta etapa da-se a degradação do ácido cítrico em dióxido de carbono, com formação das coenzimas NADH e FADH2, que são aceitadoras de elétrons e libertação de 2 ATP.

A terceira etapa completa-se com a fosforilação oxidativa na parede interna da mitocôndria. Os elétrons transportados pelas coenzimas NADH e FADH2 são transferidos para o acepto final de elétrons, o oxigênio transformado em água, sendo que energia produzida no transporte de elétrons é utilizada para bombear prótons.

MITOCÔNDRIAS

O estudo das mitocôndrias é muito importante na biologia, justamente por serem consideradas as organelas mais importantes das células. Nas provas em que existem questões de biologia geralmente quem prepara as provas guarda uma questão para as mitocôndrias. Elas podem ser encontradas apenas nas células eucariontes. Elas são as grandes responsáveis pelo funcionamento das mitocôndrias, uma vez que elas são as grandes responsáveis pela produção de energia dentro das células.

São bastante numerosas, principalmente em células onde a demanda por energia for muito grande (por exemplo, células nervosas e do coração, que tem atividade ininterrupta). São formadas por duas membranas fosfolipídicas, uma externa semelhante á membrana plasmática, e outra interna, com várias ondulações. Dentro dela existem proteínas, ribossomos e DNA, que farão a respiração celular.

As mitocôndrias funcionam sempre quando recebem substâncias orgânicas (glicose, por exemplo) e oxigênio, que utiliza como combustível. O oxigênio oxida os elementos orgânicos, liberando energia em forma de ATP. O ATP é uma molécula (C10H16N5O13P3) que armazena energia na ligação de seus fosfatos. Essa energia é utilizada na síntese de substâncias, locomoção, divisão celular, transporte ativo, geração de calor, etc.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *