Você está em: Cursos Gratuitos > Faculdade / universidade > Relações Públicas | curso e faculdade

Relações Públicas | curso e faculdade

CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS

O profissional da área de relações públicas, também denominado somente pela sigla RP é responsável pela imagem pública que uma empresa possui. Muitas empresas, em diversos segmentos possuem um profissional desta área, porém, esta atribuição é solicitada de forma mais efetiva em empresas e organizações de grande porte, pois estas precisam de um departamento específico que responda publicamente por suas atividades. Para tanto, uma equipe de profissionais atua sob diversos aspectos para o bom desenvolvimento das atividades que envolvem suas atribuições. Essa equipe é responsável pela criação de medidas e ações que atendam de forma correta aos projetos que cada empresa possui para diferentes situações pelas quais deverá responder. De forma geral, o profissional da área de relações públicas tem suas funções mais efetivas de acordo com a proposta da empresa onde atua referente ao relacionamento com o cliente para o qual presta determinado serviço. Assim, as empresas que são fabricantes de produtos, ou seja, as indústrias dos mais diversos setores são as mais representativas para o mercado de trabalho de um profissional da e área de relações públicas, pois a resposta constante que deve ser concedida aos consumidores nasce a partir de um projeto desenvolvido sob a responsabilidade deste profissional seguindo a política da empresa. Existem também segmentos específicos, como as empresas que atuam com um serviço de consultoria de imagem exclusiva para determinadas empresas e neste ponto, as atribuições do profissional da área de relações públicas pode acontecer em parceria com profissionais da área de comunicação, tais como jornalistas e assessores de imprensa.

Artigo relacionado: Curso de comércio exterior

 

ÁREA DE ATUAÇÃO PARA RELAÇÕES PÚBLICAS

curso de relações públicasO profissional deste segmento deve, antes de entender a forma como se apresenta seu campo de atuação e o mercado de trabalho, demonstrar grande interesse em comunicação, assim como a habilidade no relacionamento interpessoal nas mais diferentes situações. Sendo seu campo de atuação inteiramente ligado ao contato direto com a imprensa, o grande público e outras empresas, a capacidade de desenvoltura em diferentes situações pode ser classificada como um pré-requisito para o indivíduo que deseja ingressar neste segmento do mercado de trabalho.

 

Entre outras características, este profissional deve:

  • Apresentar uma excelente habilidade na comunicação;
  • Produto conhecimento sobre o idioma do país no qual trabalha;
  • O grande interesse cultural;
  • A capacidade de adaptação as novas situações, até por conta das mudanças na política interna de uma empresa para a qual desenvolve projetos;
  • A capacidade de conviver em um ambiente dinâmico de trabalho, sempre atento a mudanças comportamentais, mudanças de mercado e principalmente, sobre o perfil do cliente ou o público para o qual sua empresa ou organização deverá responder.

 

A tomada de decisões de forma prática e rápida também é fundamental para o profissional de relações públicas, pois pode haver situações onde a empresa necessite de mudanças estratégicas para a melhoria de sua imagem pública, ou para a resposta em curto espaço de tempo quanto a diferentes questões que podem surgir de maneira repentina. Assim, o profissional deve conhecer de forma bastante aprofundada o segmento de atuação da empresa onde desenvolverá atividades, com o objetivo de oferecer as melhores soluções sobre os projetos de imagem pública de acordo com a proposta e o público alvo de cada empresa.

FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

O curso de comunicação social é dividido em duas vertentes: o jornalismo e as relações públicas. Esta segunda opção é a formação adequada para o indivíduo que deseja ingressar neste segmento. Este curso tem a duração média de 4 (quatro) anos e as disciplinas que são apresentadas são basicamente pertencentes as ciências exatas e a comunicação. No decorrer do curso e de acordo com a proposta pedagógica de cada instituição de ensino superior, o programa de estudo é direcionado para a formação em relação pública. Para este profissional também é exigido o domínio de outros idiomas, especialmente o inglês, pois o mercado de trabalho oferece oportunidades que estão ligadas de forma constante ao contato com profissionais de outros países. Esta característica é representada pelo segmento da comunicação, onde o profissional de relações públicas pode encontrar efetivas oportunidades de trabalho. Empresas que estão ligadas a produção industrial também representam boa parte do campo de atuação deste profissional, assim como órgãos e instituições que desenvolvem atividades relacionadas à defesa do consumidor. Existe também, a possibilidade de atuação em instituições de responsabilidade governamental em diversos níveis, especialmente por conta da grande demanda de informação que este setor deve apresentar a sociedade nas mais diversas situações. O profissional de relações públicas pode, ainda, atuar em empresas que desenvolvem atividades específicas para o planejamento de imagem pública para empresas de diversos segmentos.

 

ONDE ENCONTRAR O CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS


Instituição: Belas Artes

Cidade: São Paulo

Link para o curso: www.belasartes.br/cursos/?curso=relacoes-publicas#bloco-central

 

Instituição: PUC

Cidade: Campinas – São Paulo

Link para o curso: www.puc-campinas.edu.br/graduacao/cursos/curso.aspx?curs=22

 

Instituição: PUC

Cidade: Porto Alegre – Rio Grande do Sul

Link para o curso: www3.pucrs.br/portal/page/portal/pucrs/Capa/Graduacao/rrpp

 

Instituição: UNIFACS

Cidade: Salvador – Bahia

Link para o curso: www.unifacs.br/main/ensino/graduacao/cursos.aspx?s=G003&p=G003

 

Instituição: UNITAU

Cidade: Taubaté – São Paulo

Link para o curso: http://site.unitau.br//cursos/graduacao/humanas/relacoes-publicas

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>