Você está em: Cursos Gratuitos > Biologia > Reino Monera

Reino Monera

Enquanto todos os outros reinos que estudamos na biologia podemos encontrar e  tocar neles com uma certa facilidade, existe um outro reino que não pode ser visto tão facilmente assim. E o que acaba sendo uma grande ironia, é que este reino é justamente o maior em termos de diversidade  que temos. O reino Monera é o grupo que abrange as bactérias e também as cianobactérias. Quando falamos que nós não podemos tocar nelas, na verdade eles nos tocam o tempo todo. Neste momento, existem muitas delas no seu corpo.

A maioria dos representantes deste reino não conseguem produzir o seu próprio alimento, então eles são heterótrofos, apesar de existirem algumas bactérias que possuem esta capacidade. Existem bactérias aeróbias, ou seja, que precisam de oxigênio para viver, as anaeróbias obrigatórias, que não conseguem viver em presença do oxigênio, e as anaeróbias facultativas, que podem viver tanto em ambientes oxigenados ou não.

Existem basicamente quatro tipos de bactérias, que são classificadas de acordo com eu formato. Elas são denominadas da seguinte forma: cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Outra característica fundamental das bactérias é que elas não tem um núcleo organizado, ou seja, elas são procariontes, sendo que seu DNA fica espalhado por todo o citoplasma.

exemplos reino monera

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *