Você está em: Cursos Gratuitos > Língua Portuguesa > Regência Verbal – exemplos, dicas, frases e vídeo

Regência Verbal – exemplos, dicas, frases e vídeo

Cada verbo exige um tipo de construção para manifestar o seu sentido. Cada verbo precisa um tipo de construção na frase para estar empregado em uma frase. Por exemplo, o verbo casar tem uma regência com a palavra com, porque sempre se casa com alguém. A mesma coisa com noivar, sempre se noiva com alguém. Este é um caso de regência verbal, no caso, os sois verbos citados exigem a regência com a palavra com.

Um dos principais erros de regência é o erro que é chamado de contaminação. Isso acontece quando a pessoa acaba trabalhando muito com um tipo de verbo e acaba contaminando outros verbos que não tem a regência. Por exemplo, o verbo namorar que geralmente a pessoa fala namorar com. Isso é um erro de regência. O correto é apenas namorar. No caso, você casa com a Maria, mas namora apenas a Maria.

Outro erro muito comum e com o verbo obedecer ou desobedecer, que forma contaminados pelos verbos respeitar ou desrespeitar. Enquanto o respeitar não precisa de nenhuma palavra, o obedecer precisa concordar com a. Ou seja, você obedece ao seu pai, e não obedece seu pai.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *