Você está em: Cursos Gratuitos > Bolsas de Estudo > PROUNI 2013

PROUNI 2013

SOBRE O PROUNI

A popularização da formação universitária trouxe um número bastante expressivo de estudantes para o ambiente acadêmico. Nos dias de hoje é possível encontrar estes programas educacionais nas mais diversas universidades, com valores diversificados – para caso das instituições de ensino privadas. Mas, mesmo diante desta questão e da evidente iniciativa na diminuição dos valores praticados, com o objetivo de aumentar o número de alunos em curso, muitas pessoas ainda não têm o orçamento de acordo com as mensalidades das universidades particulares. Desta forma, desde o ano de 2004, o Governo Federal implementou o Programa Universidade para Todos – PROUNI, que tem como sua principal finalidade, a concessão do acesso aos cursos superiores, para alunos e cidadãos que eventualmente não possam ingressar em uma universidade particular.

O programa oferece bolsas de estudo que compreendem o valor integral das mensalidades e também, bolsas parciais, de acordo com a instituição escolhida para curso. Este benefício é concedido para a formação em programas educacionais de graduação, bem como, em cursos de extensão ou sequenciais, com determinados segmentos de formação específica, que acontecem de forma exclusiva em instituições de ensino superior privadas. Já como benefício para as universidades que participam do programa, o Governo Federal concede a isenção sobre o pagamento de determinados tributos.

inscritos no prouni

COMO FUNCIONA

prouni 2013Todos os estudantes podem requerer seu ingresso em instituição de ensino superior por meio do PROUNI, entretanto é necessário estar de acordo com um perfil já determinado para a concessão do benefício. Desta forma, a ação é destinada a alunos que finalizaram sua formação do Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, ou em instituições da rede particular, somente sob a condição de bolsista integral. Para qualquer um dos dois casos, também é necessário que o aluno possua uma renda familiar individual de 3 (três) salários mínimos, no máximo.

A partir do momento em que o aluno está dentro deste perfil e atende aos requisitos dispostos pelo Governo Federal para ingresso no programa, é necessário que se realize a prova ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, pois o sistema do PROUNI seleciona os alunos para concessão do benefício de acordo com a nota que foi obtida no exame. Este processo seletivo tem o objetivo de oferecer as bolsas de estudo para os alunos que apresentarem o melhor desempenho acadêmico, para que seja garantida uma boa qualidade de ensino.

Outros programas de incentivo ao ingresso no ensino superior também acontecem de forma conjunta, como o Bolsa Permanência, que oferece um subsídio para que o aluno permaneça em ambiente acadêmico, e também o FIES, que é um sistema de financiamento que pode cobrir até 100% do valor sobre a mensalidade praticada na instituição onde o aluno estuda, e permite o pagamento dos débitos com desconto, em período posterior à formatura.

 

COMO SE INSCREVER

enem prouniO primeiro passo para quem deseja obter qualquer um dos benefícios que são oferecidos por parte do Programa Universidade para Todos, além de atender aos requisitos do Governo Federal é a realização do ENEM. Para tanto, o candidato deverá de informar por meio o endereço eletrônico do programa, com o objetivo de atender aos períodos de inscrição e de realização das provas, que ocorrem sempre no segundo semestre de cada ano.

Para verificar todas as informações sobre o ENEM, basta acessar o link a seguir: www.enem.inep.gov.br/ , ou entrar em contato por meio do telefone: 0800-616161. Da mesa forma, o aluno interessado deve respeitar as datas de inscrição para o PROUNI, que serão previamente divulgadas no endereço eletrônico do programa, neste link: www.siteprouni.mec.gov.br/ .

É importante lembrar que, tanto a prova do ENEM quanto o processo para ingresso e aprovação no PROUNI acontecem anualmente, ou seja, o aluno interessado tem apenas uma oportunidade por ano, para receber o benefício. Desta forma é preciso acompanhar as atualizações disponibilizadas nos dois portais, sobre as datas de inscrição, para que a candidatura no programa seja garantida. O portal do programa também disponibiliza um canal de atendimento virtual, por meio deste link: http://mec.ctis.com.br/SDMCR/modulos/web/protocolo.asp?codarea=0.1.481.135&codclassificacao=136&descclassificacao=Prouni . Ou, ainda, o seguinte telefone para contato: 0800-616161.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

2 comentários em “PROUNI 2013

  1. gostaria muito de fazer uma faculdade de Direito mas, não tenho condições de pagar teria que ser gratuita ja me escrevir no prouni tirei nota boa no enen mas não conseguir além do enen qual outro meio eu poderia recorrer para conseguir fazer este curso. obrigada.

  2. vou fazer o enem em novembro de 2012 para concluir o ensino médio,posso fazer o proune,oque posso fazer e como fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *