Programa Bolsa Universidade de Manaus – AM

PREFEITURA DE MANAUS OFERECE PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO

Os estudantes residentes em Manaus, que desejarem realizar algum curso de ensino superior e por ventura não puderem ingressar em instituições pagando o valor integral de suas mensalidades, podem procurar o programa de bolsas oferecido pela Prefeitura. O Programa Bolsa Universidade da Prefeitura Municipal de Manaus é uma ação Socioeducacional, com a finalidade de conceder bolsas de estudo integrais (100%) e parciais de 75% (setenta e cinco por cento) e 50% (cinquenta por cento) do valor das mensalidades dos cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes de baixa renda, comprovadamente sem condições de custear seus estudos, em Instituições Particulares de Ensino Superior, estabelecidas na cidade de Manaus.

 

QUAIS AS FACULDADES PARTICIPANTES

São 13 as instituições conveniadas para escolha do aluno: Ciesa, Dom Bosco,  Esbam, Fametro, Fucapi, IAES, La Salle, Literatus, Martha Falcão, Materdei, Nilton Lins, Ulbra e Uninorte. O estudante deve escolher em qual faculdade deseja iniciar seus estudos de ensino superior por meio do programa oferecido pela Prefeitura, assim fazendo parte de uma das ações educacionais que têm como objetivo auxiliar no desenvolvimento socioeconômico da cidade de Manaus.

 

COMO FUNCIONA

Para que o estudante faça parte do Programa Bolsa Universidade é necessário realizar uma atividade chamada Contrapartida e é ela que difere o programa da Prefeitura de Manaus dos outros programas educacionais de bolsas de estudo. Ao final do curso, o aluno já certificado não precisará devolver à instituição o valor de bolsa que lhe foi concedido, mas, durante o curso prestará uma Contrapartida, fazendo parte de projetos educacionais, sociais, culturais, socioambientais entre outros, implementados pela Prefeitura de Manaus e por seus Parceiros, aliando  dessa forma, o aprendizado teórico adquirido em sala de aula, à prática e complementando o processo ensino-aprendizagem. A Contrapartida é uma fase especial de aprendizagem, sendo que, ao final de cada projeto, o Bolsista será devidamente certificado.

 

QUAIS OS CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO

A seleção de novos bolsistas ocorre anualmente, sempre no 2º semestre do ano e para participar, o aluno deve preencher alguns requisitos, tais como: ser estudante brasileiro nato ou naturalizado; possuir renda familiar bruta não excedente a quatro salários mínimos; ser residente na cidade de Manaus; estar regularmente matriculado ou apto a se matricular (ter sido aprovado em vestibular) em Instituição Privada de Ensino Superior participante do Programa; não possuir diploma de curso superior e não estar matriculado em Faculdade Pública; firmar compromisso de participar das atividades, programas e projetos executados pela Prefeitura Municipal de Manaus e não possuir outro benefício, por exemplo, PROUNI e caso o candidato faça parte deste programa, deverá se desvincular de tal benefício caso queira participar do Programa Bolsa Universidade. Para quem deseja obter todas as informações, basta acessar a página do Programa Bolsa Universidade, http://bolsauniversidade.manaus.am.gov.br/.

One comment

  1. francisca disse:

    Sobre Renda Familiar, deveria analisar com mais atenção, porque á situações em que voce ganha a mais e no momento por algum motivo não possa custear o curso, com isso com certeza o prejudicado é o CANDIDATO, e psicologicamente seus responsáveis. Portanto fica aqui o meu protesto de uma MÃE que conserteza aguarda uma decisão das AUTORIDADES competentes. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *