Você está em: Cursos Gratuitos > Física > Primeira Lei de Newton – Inércia

Primeira Lei de Newton – Inércia

primeira lei de newtonA primeira lei de Newton também é conhecida como lei da Inércia. Newton enuncia esta lei da seguinte forma: Todo corpo continua em estado de repouso ou em Movimento Retilineo Uniforme (MRU), a menos que ele seja forçado a mudar aquele estado por forças que atuem sobre ele”. Ou seja, se não tiver força, todo o corpo continua seu estado de repouso ou estado de MRU.

A lei diz que tanto o estado repouso e o estado de movimento são equivalentes, já que se não houver forças o objeto vai continuar parado ou em movimento. Movimento Retilíneo Uniforme é o movimento no qual a velocidade permanece constante durante todo o percurso de um corpo. A velocidade é constante e diferente de zero (V≠0) e a aceleração é nula (a = 0).

Quando estamos estudando esta lei na teoria ela parece complicada, afinal de contas, como o estado repouso e o estado de movimento seria a mesma coisa. Mas lembre-se que os dois estados são a mesma coisa quando se está sendo analisado apenas em condições onde não existem forças atuantes. Em nosso mundo, sempre existirão forças atuando, como a gravidade ou o ar, que força o objetivo em movimento a parar.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *