PPRA – NR 9 o que é, para que serve e pegue um modelo grátis

PPRA – PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

PPRA saiba como fazerÉ um conjunto de ações que foi definido e estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, órgão do Ministério do Trabalho e tem como objetivo estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade física de todos os trabalhadores, diante dos eventuais riscos existentes nos diferentes ambientes de trabalho. O Programa possui uma metodologia que visa a preservação da saúde por meio da antecipação, do reconhecimento, da avaliação e posterior controle quando existe alguma ocorrência de riscos ambientais efetivos ou que possam acontecer futuramente no ambiente de trabalho levando em conta também, a proteção do meio ambiente, bem como dos recursos naturais.

 

QUAL O OBJETIVO

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais tem como objetivo fundamental evitar a ocorrência de acidentes que ofereçam risco potencial à saúde do trabalhador e para tanto, existem algumas especificações pré-estabelecidas que definem a meta do programa, e essas especificações são chamadas de objetivos intermediários. São eles:

 

  • Treinamento e educação dos trabalhadores para a utilização da metodologia;
  • Redução ou exclusão permanente de ações improvisadas;
  • Promoção da conscientização quanto aos riscos e seus agentes existentes no ambiente de trabalho;
  • Criação da mentalidade preventiva tanto nos trabalhadores, como nos empresários visando o bom desenvolvimento do programa e o planejamento e execução de uma metodologia que aborde e analise diferentes situações que já aconteceram, bem como o pensamento em situações futuras do ambiente de trabalho.
  • Modelo de PPRA grátis
modelos de ppra para empresa de

QUAIS AS CARCTERÍSTICAS

Para que façam parte do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, alguns itens são destacados e integram a lista de riscos ambientais efetivos, sendo eles os eventuais agentes químicos, físicos e biológicos ao qual o meio ambiente e o funcionário está exposto no ambiente de trabalho. A presença destes fatores em determinadas concentrações ou intensidade, ou seja, a incidência destes itens é o que determina seu grau de risco. O tempo pelo qual algum funcionário é exposto aos fatores já identificados também tem seus limites pré-estabelecidos como parte do programa de prevenção.

 

Saiba mais sobre o PCMSO e o PCMAT

 

 COMO É APLICADO

A legislação do trabalho no Brasil torna obrigatório que todas as empresas e indústrias elaborarem um plano e coloquem em funcionamento o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, e é também obrigatório que os contratantes mantenham um documento que registre todas as ações do programa implementadas na empresa, que deve incluir a estratégia e a metodologia utilizada na implementação da ação; qual é a forma de registro e como são feitas, tanto a manutenção quanto a divulgação destes dados; divulgação do planejamento anual feito já estabelecendo as metas e as prioridades do programa e principalmente, acompanhar a periodicidade e forma de avaliação das ações desenvolvidas pelo PPRA na referida empresa, ou seja, um cronograma exato do programa estabelecido.

2 comments

  1. É de extrema importancia estes cursos on line onde cada um de nos somos aprimoriado para um maior desenvolvimento tecnico ,gosto muito quero saber o valor de cada curso para aumentar minha grade curricular.

  2. Rosalvo disse:

    Muito interessante essas informações através o site, pra mim é de grande importancia, para aprimorar e complementar meus conhecimentos.
    Parabéns, e continuem ajudando aqueles querem se desnvolverem através de conhecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *