Você está em: Cursos Gratuitos > Língua Portuguesa > Parônimos – video, exemplos e exercícios

Parônimos – video, exemplos e exercícios

Quando estamos falando em parônimos, estamos falando de duas palavras diferentes. Mas então você deve estar se perguntando, porque, afinal de contas, criaram uma categoria para definir duas palavras que são completamente diferentes? Bem, porque, na verdade, as palavras não são completamente diferentes, e sim apenas um pouco diferente. Por exemplo quando falamos a palavra acento.

Você, que está lendo este texto e que tem o mínimo conhecimento da língua portuguesa, já sabe que esta palavra significa uma inflexão tônica, ou um sinal gráfico utilizado na língua portuguesa. Mas, se você apenas ouvisse a palavra, poderia dizer que o significado dela é algum objeto que proporciona o ato de sentar.

Isso porque são duas palavras Parônimas. Ou seja, quando pronunciadas, possuem exatamente o mesmo som, mas quando são escritas possuem diferenças, e o significado delas também são bem diferentes uma das outras. Outro exemplo é a palavra acender ou ascender. As duas podem ser pronunciadas exatamente da mesma forma. Mas quando escrevemos a palavra acender, o significado seria dar a luz. Agora, quando escrevemos a palavra ascender, estamos querendo dizer a mesma coisa que subir.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *