Você está em: Cursos Gratuitos > Faculdade / universidade > Os cursos mais concorridos do Brasil

Os cursos mais concorridos do Brasil

Os 10 cursos mais concorridos no Brasil

Com a chegada do final do ano as datas para os vestibulares começam a se aproximar. Com isso é estudante nervoso e ansioso para saber se vai ingressar ou não na faculdade.

Isso acontece principalmente se o vestibulando for concorrer a uma vaga dentre os cursos mais concorridos e disputados do País.

Dentre os principais, destacamos dez cursos que são os mais procurados em universidades de todo o Brasil. Confira a lista:

  1. Medicina
  2. Publicidade e Propaganda
  3. Nutrição
  4. Farmácia
  5. Ciência da Computação
  6. Direito
  7. Relações Internacionais
  8. Arquitetura e Urbanismo
  9. Enfermagem
  10. Psicologia

cursos mais concorridos do brasil

 

Dificuldades em números de vagas

Depois disso, ainda tem a preocupação com a instituição de ensino, que também possuem uma lista de mais disputadas.

Para o curso de Medicina na USP, Universidade São Paulo, são cerca de 52 alunos inscritos no vestibular para uma vaga no curso.

Em seguida destacamos a relação de 47 candidatos por vaga no curso de Publicidade e Propaganda.

Em dados divulgados pelo vestibular da Fuvest, o curso de nutrição apresenta 38 alunos inscritos para uma vaga no curso.

O curso de farmácia é disputado por cerca de 35 alunos para uma vaga em universidades públicas.

Ciência da computação não fica de fora da lista e chega a 30 alunos inscritos para uma vaga. Esse curso é interessante pois o mercado de trabalho pode ser extenso, visto que qualquer que seja o porte da empresa, vai precisar de um sistema de tecnologia e informação.

O curso de direito também fica entre os mais disputados. A classe jurídica cresce gradativamente e com isso, disputam uma vaga cerca de 27 alunos.

Relações internacionais se destaca com 25 alunos por vaga. Esse curso requer muita dedicação e além da graduação, o profissional precisa investir em cursos de idiomas e conhecer a situação mercadologia dos principais países de negócios no mundo.

Arquitetura e urbanismo é considerado um curso novo na listagem do mais procurado. Essa nova profissão atrai cerca de 20 alunos por vaga em uma disputa de vestibulares.

O curso de enfermagem também cresce e chega a lista dos dez mais. Assim, são cerca de 15 vestibulandos que encaram uma maratona de estudos para uma vaga nas universidades.

Para finalizar, psicologia está como o décimo curso mais procurado.

 

Dificuldades no Vestibular

As dificuldades variam de acordo com cada curso escolhido. De qualquer forma, os vestibulandos de todos os cursos passam pela mesma ansiedade na busca de uma vaga para o curso.

Todas as opções citadas acima são muito disputadas e a proporção de candidatos por vaga é totalmente desproporcional, por isso a preocupação dos estudantes.

A prova do vestibular também vai apresentar as dificuldades especificas para cada curso. Porém, de uma forma geral, os alunos devem se preparar com todo o embasamento da vida escolar, além dos temas de atualidade, que sempre são importantes e tem peso relevante nas provas.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *