Você está em: Cursos Gratuitos > Cursos Técnicos > Cursos Técnicos > Operador de máquinas pesadas

Operador de máquinas pesadas

Curso de operador de máquinas pesadas

Os profissionais que atuam com operação de máquinas pesadas, como Retroescavadeira, Escavadeira Hidráulica, Pá Carregadeira, Rolo Compactador precisam de conhecimento técnico e especifico para tal, pois não basta apenas dirigir o equipamento, é preciso conhecer todas as funcionalidades que ele possui.

 

O que faz um operador máquinas pesadas

Assim como o profissional que conduz a empilhadeira, esse profissional, após aprovado em curso especifico para exercer essa função, tem com responsabilidade no dia a dia executar as ações cabíveis a cada tipo de máquina.

Como citamos acima, as máquinas pesadas que exigem esse conhecimento são a retroescavadeira, escavadeira hidráulica, pá carregadeira e rolo compactador e as funções do dia a dia vai depender do maquinário conduzido.

A maioria delas são usadas em obras, construções e carregamento de terra. As grandes obras de condomínios e prédios são cenários em que o profissional dessa área pode atuar.

É importante que o profissional tenha conhecimento completo da máquina que conduz, além de passar por adaptação sobre o produto que irá transportar, para poder ter o conhecimento de peso, altura para posicionar o produto.

Operador de Maquinas
Operador de Máquinas Pesadas

 

Como se formar

Existem diversas escolas e cursos que formam esses profissionais para atuar no dia a dia com a complexidade da máquina.

Boa parte das cidades em todo o país tem escolas especificas que oferecem esse recurso de aprendizado, e o profissional precisa desse curso e aprovação para atuar.

A duração vai depender do tipo de máquina que o profissional vai estudar, mas em um modo geral, não passa de 60 horas/aula, mas o aluno pode optar por estudar todas as máquinas, o que é importante para o crescimento profissional. Assim, a duração vai depender da quantidade de cursos e especializações escolhidas pelo profissional.

Uma das modalidades e preocupação enquanto professores, é passar todas as regras sobre segurança, pois o dia a dia costuma colocar em risco os profissionais, justamente pela demanda de periculosidade dos equipamentos, por isso, a mão de obra precisa ser qualificada.

Para atuar nessa área, o profissional precisa fazer curso especifico seguimentado, oferecido em diversas escolas de capacitação e especialização profissional.

 

Base salarial e Mercado de Trabalho

Os operadores de máquinas pesadas têm ganhos mensal de aproximadamente R$3.500. Quando contratados por empresas, geralmente tem todos os benefícios de uma contratação celetista.

O trabalho é em horário comercial, geralmente, mas existem obras e projetos que podem solicitar o profissional em horários diferenciados, neste caso os ganhos podem aumentar.

A formação requer conhecimentos específicos e não exige curso superior. Geralmente os profissionais atuantes nessa área cursaram o ensino médio completo e obrigatoriamente fizeram o curso de especialização na área em que vai segur, que e disponível em diversas escolas e tem duração média de 40 a 60 horas para formação.

 

Onde estudar

Escolas como Senac, Sebrae e Senai são os principais campos para aprimorar esse conhecimento e obter a formação para atuar como operador de empilhadeira.

A duração do curso não passa de 40 horas/aulas e o investimento também não é de alto custo.

Confiras as principais instituições que oferece esse curso. Caso na sua cidade não tenha nenhuma delas, você pode procurar outras escolas que tenham qualificação para capacitar alunos nessa área.

Senai

Em São Paulo, acesse www.sp.senai.br

Senac

www.senac.com.br

Sebrae

www.sebrae.com.br

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

2 comentários em “Operador de máquinas pesadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>