Você está em: Cursos Gratuitos > Mestrado à Distancia > O QUE É MESTRADO? | MESTRADO PROFISSIONAL

O QUE É MESTRADO? | MESTRADO PROFISSIONAL

O QUE É MESTRADO?

O mestrado é um dos níveis específicos para programas de Pós-Graduação, que são ministrados de forma exclusiva em instituições de ensino superior. Para ingresso nesta formação é necessário que o profissional já tenha finalizado o programa educacional para graduação e também, que sua área de atuação permita a realização deste segmento acadêmico de formação. O programa que compreende a realização do mestrado é chamado stricto sensu e este é uma das divisões entre os cursos de Pós-Graduação. Uma das principais características deste curso de extensão é a habilitação para o exercício de atividades de docência, em diferentes níveis acadêmicos sendo, de forma geral, mais atuante nas próprias instituições de ensino superior.  Após o término do curso de mestrado, que possui a duração aproximada de 2 (dois) anos, o profissional também tem a oportunidade de permanecer em ambiente acadêmico, na realização de curso para formação em doutorado. Já quanto ao corpo docente para a realização dos cursos de mestrado, os profissionais são, em sua maioria, também mestres e doutores, pois, este é um pré-requisito para que um profissional educador possa desenvolver atividades lecionando em cursos superiores deste segmento. Estes programas de formação podem acontecer tanto em instituições públicas de ensino superior, quanto em universidades particulares que apresentam diferenças de valores de acordo com a área escolhida para realizar a formação.

DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO

Durante o curso de formação para mestrado, o aluno encontra duas opções de atuação para o mesmo segmento; é possível realizar o curso para mestrado acadêmico, ou para mestrado profissional. As diferenças entre as duas formações consistem não somente no conteúdo oferecido, como na conclusão do curso, referente ao aspecto da atividade que o aluno deverá desenvolver e apresentar para validar sua formação. O aluno sempre realiza o curso sob a orientação de um professor que atua no campo de sua atividade e, ao final do curso, sua atividade de conclusão deve ser apresentada a um grupo de avaliação, que é formado por outros professores doutores. No decorrer do programa acadêmico, o aluno deverá desenvolver uma tese que deve ser formulada individualmente, ou desenvolver um trabalho com base em uma tese ou caso já existente, porém acrescentando informações e observações que contribuam com o campo de sua atuação. O tema desta tese será previamente avaliado por seu professor doutor de orientação e, se aprovado e tão somente, o aluno poderá desenvolver seu trabalho sobre o tema específico. Se seu campo de atuação compreender um tema que envolva atribuições internacionais, o aluno deverá apresentar o domínio do referido idioma, bem como, na maioria das vezes, do idioma inglês.

 

MESTRADO ACADÊMICO E MESTRADO PROFISSIONAL

Estas são as duas categorias nas quais o curso de formação em mestrado é dividido. Para o mestrado acadêmico, o aluno deverá desenvolver durante o período de curso, uma tese que será apresentada por meio de dissertação para os professores doutores que realizam a avaliação. No decorrer do programa educacional são desenvolvidas competências que qualifiquem o aluno como profissional habilitado em sua área demonstrando perfeita compreensão quanto ao seu campo de atuação. Isto significa que, como mestre, este profissional tem pleno conhecimento quanto ao seu segmento de atuação, de modo que pode transmitir sua competência por meio de atividades de docência. Já para o mestrado profissional, as competências que o aluno desenvolve durante sua formação têm um caráter mais específico quanto ao seu segmento profissional, ou seja, a qualificação que o profissional apresenta para o desenvolvimento de suas atribuições é detalhada de forma bastante efetiva. Este título confere ao profissional a possibilidade de apresentar excelência na realização de atividades referentes ao seu campo de trabalho. Para a conclusão, o aluno poderá apresentar sua tese em diferentes formatos que não apenas dissertação; revisões, relatórios e artigos, entre outros, também são aceitos.

 

AVALIAÇÃO DA CAPES

Assim como para os cursos de graduação e outros cursos de Pós-Graduação, o mestrado também deve passar por uma avaliação de conteúdo e disposições específicas para que seja reconhecido pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. As atividades que são desenvolvidas pelo instituto têm o objetivo de verificar e assegurar a qualidade dos programas educacionais desenvolvidos. Desta forma, para que todos os cursos ministrados para ensino superior aconteçam com sua validade reconhecida, a CAPES realiza constantes avaliações dos cursos que são oferecidos em diferentes universidades. Se o programa educacional em questão não apresentar o resultado satisfatório é solicitada a realização de mudanças em seu conteúdo programático e, em alguns casos, a CAPES tem o poder de determinar o encerramento das atividades do curso que não apresentar a devida conformidade com as disposições. Assim, antes do ingresso em curso de formação para mestrado em qualquer área, tanto para acadêmico quanto profissional é indicado que seja feita uma pesquisa para comprovação quanto à devida validade do curso, por parte da CAPES.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

6 comentários em “O QUE É MESTRADO? | MESTRADO PROFISSIONAL

  1. Gostaria de obter informações sobre mestrado a distância, pois meu projeto profissional baseia-se na exploração da Horticultura no Processo Pedagógico Escolar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *