O QUE É MBA | O QUE SIGNIFICA MBA?

O QUE É MBA

O MBA – sigla que representa o nome Master Business Administration é um segmento que é oferecido por instituições de ensino superior para programas de extensão na formação de profissional que já finalizaram o curso de graduação. Desta forma, o MBA é um conteúdo específico voltado para a Pós-Graduação e está classificado entre a formação chamada lato sensu. O tempo durante o qual o curso de desenvolve é relativo, pois varia de acordo com alguns fatores, tais como a área de interesse do profissional para graduação; a instituição onde pretende estudar; a forma por meio da qual o programa será ministrado e, especialmente, de acordo com o desempenho apresentado pelo próprio profissional durante o curso. Entretanto, a média de tempo mais comum para a realização deste programa é apresentada entre 1 ano e meio e 3 (três) anos. De forma mais comum, os curso acontecem em um período de 2 (dois) anos.

 

QUEM PODE REALIZAR O CURSO

O primeiro e mais importante pré-requisito para quem deseja ingressar em um programa para formação em MBA é a prévia conclusão do curso de graduação, ou seja, somente é permitido que profissionais que já possuem o diploma do um curso superior iniciem qualquer programa de Pós-Graduação para MBA. Outro fator é a área do conhecimento na qual o profissional atua, pois este tipo de formação foi desenvolvido e é destinado a profissionais que atuam em segmentos que compreendem funções corporativas. Por exemplo, as áreas de administração, contabilidade e ciências da computação são exemplos, entre diversos, outros, de segmentos que permitem o ingresso do profissional neste programa de formação. De forma geral, as profissões que representam atividades corporativas, que não apresentem ligação direta com áreas científicas, da saúde, ou das ciências naturais, por exemplo. Por esta razão, os programas de Pós-Graduação que são oferecidos em instituições de ensino superior são divididos de acordo com o segmento de atuação de cada profissional. A razão para esta divisão é simples e acontece por conta dos diferentes conteúdos que são apresentados para cada segmento profissional.

Artigos relacionados com MBA:

+MESTRADO

+DOUTORADO

+PÓS GRADUAÇÃO

+GRADUAÇÃO

+STRICTO SENSU

+LATO SENSU

DISCIPLINAS E CONTEÚDO

As disciplinas com as quais o profissional terá contato enquanto aluno de um curso de formação em MBA são bastante diferenciadas, e isto é definido de acordo com o segmento de atuação no mercado de trabalho e, portanto, de acordo com o interesse de formação deste profissional. De forma geral são desenvolvidas disciplinas que demonstrem a competência profissional que cada indivíduo adquiriu durante o curso de formação para graduação. Este processo acontece por meio da apresentação de um conteúdo específico e direcionado que, de acordo com a proposta pedagógica de cada instituição é aplicado à proposta da formação. Para a formação é exigida a apresentação de um trabalho de conclusão de curso que é chamado monografia; sendo um projeto de autoria do profissional e que deve ser apresentado contendo uma pesquisa aplicada sobre determinada área do conhecimento pertinente ao seu segmento de atuação. Este trabalho é avaliado pro profissionais do corpo docente do curso, que determinam a o nível de competência desenvolvido pelo aluno.

ONDE REALIZAR O CURSO

O programa de formação em MBA acontece, de modo geral, em instituições de ensino superior que oferecem também programas de graduação e outros níveis de formação para Pós-Graduação. Entretanto existem universidades que oferecem um conteúdo específico para determinados segmentos profissionais e da mesma forma, o projeto pedagógico para o MBA e desenvolvido neste ambiente acadêmico. Quando o aluno finaliza seu programa de formação para graduação e já possui o diploma para requerimento de curso de Pós-Graduação é possível que se realize uma pesquisa para identificar não somente a área de interesse para a realização de um curso de extensão, como o local onde deverá estudar. Por conta da concorrência profissional em diversos segmentos da economia, também a oferta de cursos aumentou de forma bastante significativa e, deste modo, a qualidade do ensino oferecido deve ser comprovada por parte do aluno, antes do ingresso no curso desejado. Um dado que comprova o aumento na oferta de cursos é a queda no valor de investimento para a realização de um curso de MBA. A cada dia são oferecidos mais programas educacionais e, por conseqüência, a proposta de valores também é bastante variada.

ALGUMAS INSTITUIÇÕES COM MBA

FGV: http://www.fgv.br/mba/

INSPER: http://www.insper.edu.br/mba

UNISINOS: http://www.insper.edu.br/mba

FIFECAFI: http://www.fipecafi.org/mba/mba.aspx

USP: http://mbausp.org.br/

UFMG: http://mba.eci.ufmg.br/

PUC-RIO: http://www.iag.puc-rio.br/cursos/mba

INFORMAÇÕES GERAIS

Uma ferramenta de auxílio importante para quem deseja ingressar em um curso de MBA é a possibilidade de verificar a qualidade do ensino que é oferecido na instituição onde deseja estudar. A CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior é um instituto, que atua sob a autorização do MEC – Ministério da Educação, na avaliação dos cursos de Pós-Graduação que são oferecidos em diferentes instituições. O objetivo desta avaliação é comprovar a resposta dos cursos a uma série de disposições que são apresentadas por parte do MEC para que se comprove a validade deste curso como um programa de qualidade para o aluno. Quando uma avaliação é realizada á atribuído um conceito para o curso e é por meio deste conceito que o aluno pode comprovar a qualidade do ensino oferecido por determinada instituição. Da mesma forma são avaliados os cursos de Pós-Graduação em todos os níveis e em todas as universidades onde são oferecidos e desenvolvidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *