Você está em: Cursos Gratuitos > Faculdade à Distância > O QUE É GRADUAÇÃO? – ENTENDA TUDO

O QUE É GRADUAÇÃO? – ENTENDA TUDO

O QUE É GRADUAÇÃO

A graduação é a etapa da formação acadêmica pela qual um estudante deve passar para receber sua primeira certificação em ensino superior, ou seja, o primeiro nível oferecido por instituições deste segmento. O ingresso em qualquer curso oferecido para graduação é feito somente após a conclusão do Ensino Médio e o aluno deverá comprovar essa informação por meio de documentação oficial emitida por parte da escola – pública ou particular – onde realizou o curso. Desta forma, para que um aluno inicie o processo de formação por meio de curso de graduação é requerido o diploma do Ensino Médio, assim como é exigido o diploma do curso de graduação para quem deseja realizar um programa educacional de Pós-Graduação. No Brasil existem instituições de ensino superior presentes em todo o território nacional e todas elas oferecem cursos de graduação para diversos segmentos de atuação profissional. O ingresso em instituições de ensino superior é feito por meio de prova vestibular para a seleção de candidatos, entretanto, algumas universidades possuem programas diferenciados Há também a possibilidade na realização de cursos de graduação que acontecem em outros países, mas, neste caso, o sistema para ingresso deve obedecer à política adotada por parte da instituição onde o aluno pretende estudar. Ainda, para a realização deste tipo de curso fora do país é necessário que o aluno já possua o domínio do idioma falado no país de destino, bem como, muitas vezes, também do idioma inglês.

UNIVERSIDADES E SEGMENTOS

De forma geral, todas as universidades oferecem cursos de formação para graduação em todos os segmentos do mercado de trabalho, entretanto existem instituições de ensino superior específicas para o ensino de determinadas áreas, bem como, instituições reconhecidas pelo ensino de um campo específico. Por exemplo, para a área da saúde, algumas universidades dispõem de um programa educacional que foi desenvolvido de forma exclusiva para o ensino deste segmento. Assim, o projeto acadêmico daquela determinada instituição será totalmente voltado para os cursos de formação na área da saúde e, muito provavelmente, também serão oferecidos programas educacionais ministrados para formação em Pós-Graduação e demais cursos de extensão acadêmica. Existem também, universidades que oferecem cursos de graduação em diferentes segmentos, porém possuem melhor avaliação de seus cursos para áreas específicas fazendo com que sua tradição educacional seja reconhecida no ensino para estas áreas. Neste caso, a demanda de candidatos geralmente é bastante grande, de forma a tornar determinados cursos efetivamente mais concorridos para ingresso. Por essa razão, a maioria dos alunos que desejam ingressar em cursos de graduação após o término do Ensino Médio realizam cursos preparatórios para o processo seletivo vestibular. Este dado é mais efetivo para as universidades públicas, que possuem mais candidatos por vaga oferecida.

Artigos relacionados:

O que é pós graduação?

O que é mestrado?

 

RECONHECIMENTO DO MEC

Para que uma instituição de ensino superior possa desenvolver um programa educacional para graduação é necessário receber a devida autorização por parte do MEC – Ministério da Educação. Este processo compreende uma série de disposições do ministério, às quais a universidade deve atender, bem como, seu programa educacional, para receber o reconhecimento e assim, a devida autorização para que aconteça.  Este processo de avaliação é constante e conta com programas voltados para não apenas para os cursos de graduação, mas para as instituições de ensino superior que os oferecem, da mesma forma. Eventualmente, durante este processo de avaliação, determinada universidade pode não apresentar o resultado satisfatório para o referido curso e assim, o Ministério da Educação tem o poder de determinar o encerramento deste programa educacional, bem como, sua reformulação para que continue em exercício. Da mesma forma, durante as avaliações, os cursos recebem notas de classificação, que demonstram seu conceito perante o ministério. Estas avaliações têm o objetivo de preservar a qualidade da educação superior para graduação no país e oferecer um referencial para o aluno, na hora de escolher a universidade onde deseja ingressar.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

Para ingresso em cursos de graduação, não há necessidade quanto à idade mínima, porém, como o ingresso acontece apenas mediante formação no Ensino Médio, a idade aproximada com a qual o aluno poderá ingressar em um curso de graduação regular em instituição de ensino superior é entre 17 e 18 anos. Entretanto, antes do início deste processo, uma das dúvidas mais freqüentes por parte dos estudantes é apresentada sobre a indecisão referente não apenas ao segmento profissional para curso, mas sobre a universidade na qual realizar o programa de estudos. Para ambos os casos é bastante recomendado que o aluno realize uma pesquisa detalhada, que pode ser feita na página eletrônica de cada universidade, bem como, em suas sedes. Os alunos também têm a oportunidade de freqüentar cursos oferecidos em instituições de ensino superior de outros estados, porém, para ingresso é sempre necessário respeitar a política para processo seletivo de cada universidade. Esta situação é mais freqüente para as vagas que são oferecidas em universidades públicas, tanto federais, quanto estaduais, pois, além da possibilidade na realização de um curso de graduação sem custos, estas instituições de ensino possuem, de forma geral, melhores conceitos de avaliação por parte do MEC, para determinados segmentos.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Um comentário em “O QUE É GRADUAÇÃO? – ENTENDA TUDO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>