Você está em: Cursos Gratuitos > Doutorado > Faculdade / universidade > O QUE É DOUTORADO? | INFORMAÇÕES

O QUE É DOUTORADO? | INFORMAÇÕES

O QUE É DOUTORADO

O programa que é oferecido para a concessão do título de doutorado é direcionado para a formação de profissionais com um alto nível de desenvolvimento, tanto acadêmico, quanto profissional. As etapas que compreendem a formação que é oferecida em instituição de ensino superior têm início no curso de graduação, e continua na Pós-Graduação chamada lato sensu, que é conferida para profissionais habilitados em carreiras de atuação corporativa. Já para o programa do qual faz parte a formação para doutorado, o profissional deve ingressar na Pós-Graduação no sistema chamado stricto sensu, pois nele consistem os cursos de mestrado e doutorado. Para a formação específica em doutorado, o primeiro passo de um profissional – na nova condição de aluno – é a escolha do tema sobre o qual desenvolverá seu trabalho de conclusão, ou seja, a defesa de sua tese. Esse tema deve ser previamente aprovado por parte do professor doutor que fará sua orientação durante o curso, bem como, pelo grupo formado por profissionais da área de docência, que atuam em programas educacionais de formação para doutores. Quando tema está aprovado e o projeto definido, o curso tem início e o aluno desenvolve seu trabalho de conclusão aliando o conteúdo apresentado no decorrer do curso à sua área de atuação profissional.

Saiba também:

O que é mestrado?

O que é graduação?

O que é pós graduação?

CONTEÚDO DA FORMAÇÃO

Este segmento de curso é oferecido em diversas instituições de ensino superior, tanto públicas, quanto particulares e sua principal característica é o alto grau de complexidade quanto ao conteúdo proposto para estudo. Este programa é variado de acordo com a universidade onde o profissional realiza sua formação, entretanto, a base pedagógica deve ser semelhante, até por conta das resoluções do Ministério da Educação – MEC para que um curso regular de formação em mestrado seja validado. A partir deste ponto, o conteúdo previsto para desenvolvimento durante o curso é direcionado de acordo com a área à qual se destina. O curso de formação para doutorado pode ter a duração de 4 (quatro) anos e este dado é, muitas vezes, determinado pelo desempenho do próprio profissional que está na condição de aluno, naquele momento. Seu desenvolvimento em relação ao programa proposto, bem como, em relação ao andamento de seu projeto de conclusão de curso podem representar diferenças para o corpo docente. É possível que um profissional que apresente excelência na realização de suas atividades tenha a chance de concluir seu programa educacional em um menor período de tempo. Durante todo o período de sua formação, o profissional deve demonstrar sua competência na integração de suas atividades profissionais ao conteúdo proposto para estudo no decorrer de seu curso.

 

SOBRE A DEFESA DE TESE

Este é o principal ponto que envolve o processo de formação em doutorado, pois, esta atividade é exigida para que o profissional finalize de forma adequada o programa educacional do qual participa. A defesa de sua tese deve compreender o desenvolvimento de um tema embasado em argumentos autorais em sua totalidade e estes argumentos devem formar uma tese, cuja aplicação traga inovações para  campo de atuação do profissional. A solução de situações que envolvem a rotina profissional deste indivíduo é o principal objetivo de sua formação. Todo este processo deve ser capaz de demonstrar para seus avaliadores, de forma prática, as competências desenvolvidas pelo profissional durante toda a sua vida acadêmica, bem como, em sua rotina profissional. A união destes dois pontos é a fórmula para o desenvolvimento do projeto de defesa de tese e, durante este processo, o profissional é orientado diretamente por um docente que também possui o título de doutor e exerça atividades para docência. Um dos pontos mais importantes, além da apresentação adequada de sua defesa de tese, e capacidade que o profissional deve demonstrar em apresentar plena ciência sobre todos os processos e práticas que envolvem seu campo de atuação. Esta é uma característica muito valorizada e essencial para a conclusão do processo de formação para doutorado.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

O título de mestrado é concedido ao profissional que possui uma ampla vivência, tanto no campo acadêmico, quanto no campo profissional e desta forma entende-se que, para o melhor desenvolvimento de suas atividades, o profissional deve possuir o domínio de outros idiomas, ou, de forma especial, do idioma inglês. Esta é uma ferramenta que pode representar melhores oportunidades de atuação profissional, assim como melhores condições para a realização do curso de doutorado, sob o aspecto da pesquisa e do desenvolvimento de informações. Um dado importante para o profissional que deseja realizar um curso para formação em doutorado é a confirmação quanto à aprovação de seu curso por parte da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Este órgão tem o objetivo de verificar a qualidade dos cursos que são oferecidos nas instituições de ensino superior e à eles atribuir um conceito, que será usado como referência por parte dos alunos, para a certificação quanto à qualidade do curso no qual pretende ingressar. Os cursos são submetidos periodicamente a uma criteriosa avaliação, na qual o programa educacional deve apresentar conformidade em relação as disposições do órgão, que atua sob a autorização do Ministério da Educação. Da mesma forma, uma vez confirmada a ineficácia de determinado programa educacional, a CAPES tem o poder de determinar o encerramento de suas atividades. Os conceitos atribuídos aos cursos e disponíveis para pesquisa são uma importante ferramenta para o profissional que deseja ingressar em curso de formação para doutorado.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

2 comentários em “O QUE É DOUTORADO? | INFORMAÇÕES

  1. Prezados,

    gostaria de obter informações sobre doutorado em Direito. Esse curso é ministrado a distancia ou presencial? Programa (disciplinas) ministradas?
    Cordialmente.

    Eliana

  2. Bom dia, gostaria de obter mais informações a respeito do doutorado em educação: Esse curso é ministrado a distancia ou presencial? Programa (disciplinas) ministradas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *