Você está em: Cursos Gratuitos > Língua Portuguesa > NEOLOGISMO – Exemplos e vídeo aula

NEOLOGISMO – Exemplos e vídeo aula

Exemplos de NEOLOGISMO

A língua portuguesa possui diversas definições que tentam entender como se dá o processo de comunicação entre os seres humanos através da língua portuguesa. Uma das definições que existem e que podem confundir um pouco as pessoas que ainda estão estudando a língua portuguesa ou para as pessoas que não possuem tanta familiaridade com esta matéria. Neologismo e uma destas definições. Neologismo nada mais é do que um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova.

A Neologia está presente em diversos assuntos e discussões, especialmente na literatura, na ficção de um modo geral e também, agora, na internet, que se mostrou uma verdadeira fábrica de neologismo. Por exemplo, quando alguma expressão acaba tomando conta da vida das pessoas e que, mesmo sem ser considerada uma palavra, as pessoas conseguem entender perfeitamente o significado destas palavras no processo de comunicação.

Geralmente o neologismo ocorre por causa  de algumas causas, como necessidade de expressão para coisas e assuntos que são novos e que ainda não possuem uma definição conceituada na língua portuguesa. Além disso, existe uma necessidade do ser humano de especificar, classificar e catalogar coisas, formando assim novas expressões e palavras que demoram um tempo até serem reconhecidas como palavras.

Neologismo Semântico: empréstimo de um novo sentido a uma palavra já existente:

azular = fugir; pistolão = proteção; curtir = aproveitar.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *