Você está em: Cursos Gratuitos > Língua Portuguesa > Morfossintaxe – frases, exemplos e exercícios

Morfossintaxe – frases, exemplos e exercícios

Quando falamos em Morfossintaxe, estamos falando do tipo de palavras que estão dentro de uma determinada oração. Nada mais é do que o conjunto de tipos de palavras que já conhecemos como:

Substantivos: Substantivo é a classe de palavras que dá nome aos seres em geral (lugares, pessoas, animais, qualidades, ações, objetos, sentimentos…).

Adjetivo: o adjetivo é a classe de palavras que dá qualidade de características aos substantivos. Por exemplo, quando falamos que o João é inteligente, inteligente é o adjetivo para o substantivo, no caso, o João.

Artigo: o artigo é a classe de palavras que determina ou indetermina o substantivo. Por exemplo: a, as, o, os, um, uma, uns, umas.

Numeral: Numeral é a classe de palavras que dá a quantidade, posição, fração e a multiplicação dos substantivos. Por exemplo: quatro, quarto, um quarto, quádruplo.

Pronome: pronome é a classe de palavras que acompanha ou substitui o substantivo. Por exemplo: eu, me, mim, comigo, você, senhor, meu, minha, este, esse, aquele.

Verbo: o verbo é a classe de palavras que indica ação, estado ou fenômeno da natureza. Por exemplo: falar, escrever, partir, continuar, andar, ficar, estar, ser, parecer, permanecer, chover.

Advérbio: Advérbio é a classe de palavras que modifica o sentido dos verbos, adjetivos e outros advérbios. Por exemplo: sim, não, muito.

Conjunção: Conjunção é a classe de palavras que liga orações. Por exemplo: e, mas, se.

Preposição: Preposição é a classe de palavras que liga dois termos. Por exemplo: para, de.

Interjeição: Interjeição é a classe de palavras que exprime emoções ou sentimentos.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

2 comentários em “Morfossintaxe – frases, exemplos e exercícios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *