Você está em: Cursos Gratuitos > Modelo de Curriculum > Modelo de Curriculum Vitae Comentado

Modelo de Curriculum Vitae Comentado

ESTRUTURA BÁSICA DE UM CURRICULUM VITAE

Neste artigo iremos mostrar passo a passo os principais tópicos de um bom currículo para você conseguir qualquer emprego.

 

Dados Pessoais

Neste campo você vai preencher com seu nome completo, endereço (rua, número, bairro, cidade e estado), telefone para contato- residencial e celular (com código de área). Caso seja exigido pela empresa, você deve ainda inserir RG, CPF, título de eleitor, Idade, estado civil, entre outras informações.

Informe também seu e-mail. A principal dica é: apenas coloque o e-mail que você checa todos os dias. E nada de e-mails do tipo que você utilizava quando era adolescente para conversar no MSN com seus amigos: juju_florzinha@hotmail.com. Caso ainda não tenha outro e-mail, crie um profissional com a aparência mais formal, ex. juliana_webdesign@gmail.com.

modelo de curriculoNo caso da foto, ela só deve ser colocada se a vaga exija uma boa aparência. E mesmo assim, se pergunte: eu tenho aparência compatível? Tenho uma foto de excelente qualidade, em que estou bem nela? Caso responda negativamente à uma das perguntas anteriores, é melhor evitar de colocar, ou você poderá ser prejudicado.

 

Objetivos

Dentro da empresa que você está se escrevendo, qual vaga você deseja ou quais são seus interesses. Ex. Cargo de Analista financeiro.

 
Qualificações

Quais são as suas principais habilidades (pró-atividade, ótima comunicação verbal e excelente escrita, capacidade para liderar grandes grupos ou trabalhar em grupo, etc) que poderiam contribuir para a empresa. Descreva cada uma e diga por que você as considera importante para a vaga pretendida.

 

Idiomas e Informática

Quais línguas você domina? Só mencione caso você domina intermediário, fluente ou nativo. Se importante para sua vaga, especifique os cursos na área de informática e tecnologia que você possua (ex. Photoshop, Dreamweaver, HTML, etc).

Exemplo:

  • Inglês – Fluente (CCAA, 7 anos, conclusão em 2008).
  • Espanhol- Intermediário (Fisk, 4 anos, conclusão em 2003).

 

Formação
Este é o espaço para você citar as informações mais relevantes sobre sua trajetória escolar/acadêmica. Priorize graduações e pós-graduações.

Exemplo:

  • Pós Graduação em Lingüística Aplicada. USP, conclusão em 2009.
  • Graduado em Letras. PUC; conclusão em 2006.

Caso ainda não tenha chegado ao ensino superior, informe sobre o seu ensino colegial.

Não se esqueça: opte sempre por informações mais atuais!

 

Cursos de aperfeiçoamento

Cursos de extensão, profissional, aperfeiçoamento, simpósios, seminários, etc. Coloque apenas as informações que sejam importantes para a vaga pretendida, evite abusar de informações desnecessárias apenas para deixar seu currículo extenso.

 

Experiência profissional

Não precisa citar todo os bicos e empregos que já teve. Faça uma seleção dos mais relevantes para sua vaga, os que tenham alguma relação, ou cite apenas os três últimos.

O correto é listá-los dos mais atuais aos primeiros, informando o período em que esteve empregado, o nome da empresa, cargo e atividades exercidas. Caso tenha, informe os principais resultados obtidos enquanto funcionário no cargo.

Exemplo:

  • 2005-2012- World Net CA

Cargo: Analista Financeiro.

Principais atividades: Análise técnica de balanço patrimonial e análise de estudos de mercado.

Responsável pelo maior projeto de implantação de processos da área. Redução de custos de 30% após a conclusão.

  • 2000-2005- CrediVax

Cargo: Auxiliar Financeiro.

Principais atividades: Assessoria financeira e análise financeira de estudos de mercado.

Prêmio funcionário do ano (2002 e 2004).

 

Referência Profissional

Dê o nome, telefone e e-mail de contato do seu último ex-chefe/diretor/responsável se tiver. Obviamente, apenas indique pessoas que falarão bem de você! As empresas costumam contatar essas pessoas para saberem da sua vida profissional dentro destas empresas, sua relação com os colegas e com o chefe.

 

Informações adicionais

Caso seja exigido na vaga de emprego pela empresa, certifique-se de colocar a pretensão salarial, caso não tenha idéia pesquise na internet ou com pessoas que trabalham no ramo os salários pagos. Neste caso, evite de colocar ‘’à combinar’’, pois se a empresa pediu esta informação é porque faz diferença na contratação.

Coloque também outras informações que podem ajudar na sua contratação que não foram mencionadas anteriormente. Veja um ótimo exemplo abaixo:

  • Autor do e-book: “Photoshop para Arquitetos. Importância, métodos e tutoriais’’ (2010).
  • Premiado com o título Aluno Desataque da graduação- Menção honrosa (2007).

Depois de conhecer como é estruturado cada item de um CV, comece a montar o seu seguindo todas as dicas e cuidado com o exagero, a simplicidade e clareza são as principais características para um bom currículo.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *