Você está em: Cursos Gratuitos > Biologia > Mitose e Meiose – Prófase, Anáfase, Telófase e Interfase

Mitose e Meiose – Prófase, Anáfase, Telófase e Interfase

processos da mitose e meiose - biologiaTanto mitose quanto meiose são dois termos utilizados nos estudos da biologia e são relativos a divisão das células. Falando de maneira mais simplificada, todas as coisas vivas são formadas por células. Mas as coisas não nascem com todas suas células já formadas. Na verdade, tudo começa com uma única célula, e o que acontece é que as outras células vão surgindo por um dos processos de divisão descritos na biologia, sendo ou por mitose ou por meiose.

A mitose acontece quando a divisão de uma célula diploide (2n), ou seja, com 46 cromossomos, depois existe uma fase em que existe uma multiplicação deste material dentro desta célula, e depois a célula se divide formando duas células distintas. As fases desta divisão são conhecidas como : prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Sobre a meiose, o processo de divisão é muito semelhante, com a diferença que neste processo as células que chegam ao final do processo de divisão perdem uma quantidade significativa de cromossomos. Isso acontece porque durante o processo de divisão das células acontecem dois tipos de divisão na sequência, levando assim a perda de cromossomos durante este processo. Este processo é fundamental para a vida de seres pluricelulares.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *