Você está em: Cursos Gratuitos > Dicas Curriculum > Meu Primeiro Emprego | dicas para conseguir

Meu Primeiro Emprego | dicas para conseguir

DICAS PARA CONSEGUIR O PRIMEIRO EMPREGO

Você terminou a faculdade ou simplesmente decidiu que é hora de começar a trabalhar e não sabe por onde começar? Leia o manual para iniciantes que preparamos com dicas e passo a passo de como você conseguir o seu primeiro emprego.

 

1. Conheça o mercado em que você quer atuar

Se você já é formado ou é um estudante universitário, procure mais informações sobre o mercado em que você irá atuar. Leia na internet faça perguntas para outras pessoas que trabalham já no ramo e tire dúvidas com seus professores.

Para aqueles que ainda não estão na universidade ou que não irão atuar na área em que estudaram, delimite bem a área que gostaria de trabalhar. Seja sincero com você mesmo ao responder as perguntas abaixo:

  • No que eu sou melhor que a maioria das pessoas?
  • O que eu mais gosto de fazer?
  • No que eu me vejo daqui 10 anos trabalhando?
  • Que tipo de emprego me daria mais satisfação pessoal?

Você foi sincero nas respostas? Nem sempre as profissões que tem mais glamour são aquelas que nos encaixamos.

 dicas para conseguir emprego

2. Se prepare profissionalmente

Faça cursos na área em que você deseja atuar. Com a facilidade dos cursos online na internet, estudar não é desculpa para mais ninguém. Procure cursos que complemente seus conhecimentos e que sejam pontos positivos no seu currículo.

 

3. Elabore seu currículo

Já demos diversas dicas de como você elaborar seu currículo em outros artigos. Tenha em mente que seu currículo é a porta de entrada para a vaga que você deseja e é a única comunicação entre você e o seu chefe até a entrevista.

Capriche no seu Currículo Vitae e lembre-se de seguir as seguintes dicas:

  • Não minta em hipótese alguma.
  • Destaque seu histórico acadêmico (cursos de curta duração, graduação, palestras, especializações) para suprir a falta de experiência profissional.
  • Demonstre ao empregador todo o seu potencial para o cargo.
  • Adapte o seu currículo a cada vaga que você está concorrendo.

 

4. Envie o seu currículo

dicas primeiro empregoDiversos sites oferecem serviços de busca de empregos. Não aposte tudo em uma só carta, tenha sempre outras estratégias prontas. Envie o seu currículo para empresas na sua cidade, pelos sites especializados, anúncios de jornais, diretamente pela página no site das empresas ou em seus prédios físicos e aproveite todas as chances.

É importante estudar cada empresa antes de enviar o seu currículo. Não envie seu currículo para qualquer um, tenha certeza que você quer trabalhar naquela empresa. Tente descobrir o máximo possível sobre cada uma, como elas trabalham, o que elas fazem, quem são seus funcionários e as chances de você conseguir a vaga.

 

5. Prepare-se para a entrevista

Tenha as respostas para todas as possíveis perguntas que o entrevistador fizer. Treine em casa antes de ir para entrevista e veja no que você pode melhorar. Responda a essas perguntas:

  • Quais são seus objetivos na empresa?
  • O que você espera desta vaga?
  • Quais são seus maiores defeitos e qualidades?
  • Por que eu deveria escolher você e não os outros candidatos?
  • Qual a sua pretensão salarial?

 

6. Durante a entrevista passe segurança

Evite gestos que demonstre timidez, insegurança ou dúvida. Franzir a sobrancelha, fazer movimentos repetitivos com os pés ou com as mãos, mexer em objetos enquanto é entrevistado, gaguejar ou desviar o olhar são indícios que você não está confortavelmente bem.

Responda a todas as perguntas que o entrevistador fizer. Se não entender uma pergunta, peça para que ele repita, não há problemas nisso.

Para cada resposta demore entre 1 e 2 minutos. Respostas curtas ou muito longas não são adequadas para uma postura profissional.

 

7. Passe uma imagem profissional

Cuidado com as suas roupas. Jovens costumam se vestir despojadamente, mas na hora da entrevista evite roupas muito coloridas, decotadas, curtas, shorts, chinelo ou regatas. È claro que você não precisa ir de terno ou gravata, apenas se vista como os outros funcionários da empresa se vestem.

O mais importante é não desmotivar. Dificilmente você conseguirá um emprego na primeira tentativa, mas depois de várias tentativas suas chances serão muito maiores.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *