Você está em: Cursos Gratuitos > Matemática > Matriz Inversa – Algebra – como calcular

Matriz Inversa – Algebra – como calcular

Como calcular matriz inversa

como calcular matriz inversaA Matriz inversa é uma particularidade da matemática que possibilita o mesmo cálculo feito para a obtenção do inverso de um número real. É importante ressaltar que nem toda a matriz terá uma matriz inversa.

A matriz inversa será utilizada apenas serão calculadas para matrizes quadradas. Outra observação importante é que se o determinante da matriz é 0, ela nunca terá uma matriz inversa. Então, se quando for calculado o determinante de uma matriz e o resultado for diferente de 0, ela terá uma matriz inversa.

Algumas regras podem ser aplicadas para se encontrar uma matriz inversa. Por exemplo, para encontrar uma matriz inversa de um determinante de segunda ordem, que é o mais fácil no início, basta fazer o calculo do determinante. O resultado do determinante será sempre colocado no denominador das frações que serão utilizadas no calculo de determinada matriz inversa. Depois, basta inverter a ordem da diagonal principal, e inverter os sinais da diagonal secundária, repetindo os resultados em cima do denominador. Depois, basta simplificar a matriz dividindo todos aquelas equações que derem para ser divididas, aplicando a regras de sinais.

Usando esta dica, ficará mais fácil de calcular o resultado de qualquer matriz inversa de segunda ordem.

Vídeo por: http://www.youtube.com/user/EdirReisBessa

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *