Você está em: Cursos Gratuitos > Matemática > Limites de uma Função – calcular Limites

Limites de uma Função – calcular Limites

Imagine uma função f de x qualquer. Basicamente, o limite de uma função é quando o x tende a ser 0. É como se você pegasse os valores de x na vizinhança de x 0 e substituísse para ver o resultado. Então, existe um intervalo que pode ser colocado em um gráfico. Por exemplo, quando se quer saber o limite de uma função quando o x tende a ser 3. Então deve-se pegar um número perto do 3 e fazer com que o x fique cada vez mais perto do 3. Poderia se pegar, por exemplo, o valor de 2,9, estipulando o intervalo entre o 3 e 2,9.

A medida que você estipula este intervalo, você vai substituindo por números cada vez mais perto do 3, neste exemplo que estamos usando, seria 2,91 2,92, e assim por diante. Mas quando se pega um número antes do 3, ainda falando no exemplo citado acima, também desse pegar um intervalo equivalente a direita do 3, que no caso seria 3,1, substituindo em ordem decrescente ate o 3.

Utilizando esta representação citada no exemplo acima, consegue-se ter uma noção bem ampla do que seria o limite de uma função.

visite: SEI MAI FISICA

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *