Você está em: Cursos Gratuitos > Física > Lei Zero da Termodinâmica – explicações e vídeo

Lei Zero da Termodinâmica – explicações e vídeo

Para pensar na lei zero da termodinâmica, é necessário imaginar dois corpos, que tem praticamente o mesmo tamanho e também o mesmo volume, mas que possuem temperaturas diferentes. Um deles vai ter que ser, necessariamente uma temperatura mais alta, e o outro terá que ter uma temperatura mais baixa. Agora, basta  colocar estes dois corpos em contato um com o outro. Você não sabe o que vai acontecer? Pois saiba que basta dar uma olhadinha na Lei Zero da Termodinâmica para conseguir entender o que de fato vai acontecer.

Esta lei diz que os dois corpos vão experimentar uma experiência de troca de calor até que os dois corpos tenham exatamente a mesma temperatura. “A definição da lei é exatamente a seguinte: se dois corpos estiverem em equilíbrio térmico com um terceiro, estarão em equilíbrio térmico entre si.”. Mas para que isso acontece é necessário que o corpo tenha o mesmo volume e também a mesma massa, porque se tiverem mais massa um do que o outro a lei não será aplicada.

Os corpos de maior temperatura possuem maior energia térmica. Quando um corpo de menor energia térmica é colocado em contato com este, a tendência é de que a energia térmica flua, em parte, do corpo de maior temperatura até o corpo de menor temperatura. Quando os dois corpos atingem a mesma temperatura, cessa a troca de energia.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *