Você está em: Cursos Gratuitos > Física > Lei de Lenz – Corrente Induzida

Lei de Lenz – Corrente Induzida

lei de lenz induçãoQuando falamos de Lei de Lenz estamos falando em indução eletromagnética. Sabemos que quando um condutor é percorrido por uma corrente elétrica, é gerado ao seu redor um campo magnético. A pergunta é: será que um campo magnético gerado por imã pode gerar uma corrente elétrica em um condutor?

Quando se coloca um imã com o polo norte está voltado para uma espira circular, sendo que esta espira está conecta a um amperímetro, ela gera uma corrente. Essa corrente faz surgir um campo magnético, cujo sentido pode ser determinado pela regra de Ampere. Ao aplicar essa regra verifica-se que o campo magnético tem sentido oposto ao campo magnético do ímã. Se fizermos o contrário, ao afastarmos o ímã da bobina perceberemos que a corrente induzida surge em sentido contrário à situação anterior e ao utilizar novamente a regra de Ampere é possível perceber que o campo magnético criado pela corrente induzida tem o mesmo sentido do campo magnético do ímã.

Ao fazer essas observações Lenz concluiu que o sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem. Assim sendo, Lenz formulou uma lei que ficou conhecida como a Lei de Lenz e pode ser enunciada da seguinte forma:  A corrente induzida em um circuito aparece sempre com um sentido tal que o campo magnético que ele cria tende a contrariar a variação do fluxo magnético através da espira.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *