Você está em: Cursos Gratuitos > Física > Química > Lei de Gay-Lussac – exercícios, gases e vídeos

Lei de Gay-Lussac – exercícios, gases e vídeos

A Lei de Gay-Lussac pode ser encontrada com os alunos estuda química, e está diretamente relacionada a termodinâmica e está dentro de um grupo de leis que compreendem as chamadas Lei dos Gases Ideais. Esta lei foi descoberta pelo cientista francês Joseph Louis Gay-Lussac, nascido em 6 de dezembro de 1778 e falecido no dia 9 de maio de 1850. Pode-se representar a lei de Gay-Lussac com a expressão: P1/T1 = P2/T2, sendo que está lei está diretamente relacionada a uma transformação Isocórica.

Se você está em um laboratório ou pode usar um pode fazer uma experiência que vai ajudar a entender um pouco mais sobre esta lei. Para isso, basta pegar um balão volumétrico, um recipiente com água e uma chama. O aumento da temperatura do gás presente no interior do balão volumétrico, leva ao aumento da pressão, sendo tal fato verificado pela libertação de bolhas.

Na prática, se você, por exemplo, pegar uma bola de basquete e deixar ela no sol por um determinado tempo, o aumento da temperatura leva ao  aumento da energia  cinética, das moléculas do gás, o que acarreta a expansão do mesmo. Deste modo, a pressão eleva-se, fazendo com que a bola rebente.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *