Você está em: Cursos Gratuitos > Física > Lei de Gauss – exemplos, exercícios e vídeo

Lei de Gauss – exemplos, exercícios e vídeo

Quando se fala de Lei de Gaus está se falando em física, mais especificamente de campo elétrico. Quando por exemplo você tem uma partícula, ela vai causar um campo, e este campo vai ser definido através da Lei de Gauss. Ou seja, sempre que você se deparar com alguma questão pedindo para você calcular o tamanho de determinado campo elétrico, já sabe que vai ter que utilizar a Lei de Gauss.

Lembrando que a Lei de Gauss vai sempre ser aplicada em uma superfície gaussiana, ou seja, superfície gaussiana é uma superfície fechada, e esta superfície pode ser dividida em pequenos pedaços, onde será possível calcular o campo de cada pedaço que está nesta superfície e também uma normal. É necessário somar tanto o vetor normal quanto o campo da superfície de cada divisão para chegar a um resultado.

A lei de Gauss é uma das quatro Equações de Maxwell e foi elaborada por Carl Friedrich Gauss no século XIX. Lembrando que a Lei de Gauss, para ser aplicada, sempre vai depender da relação entre o campo magnético que está sendo gerado com a superfície e também com a quantidade de carga envolvida em todo o processo.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *