Você está em: Cursos Gratuitos > Física > Química > Lei de Charles – exercícios, gases perfeitos

Lei de Charles – exercícios, gases perfeitos

lei de charles termodinamica fisica e quimicaA Lei de Charles pode ser encontrada com os alunos estudam químicas, e está diretamente relacionada a termodinâmica e está dentro de um grupo de leis que compreendem as chamadas Lei dos Gases Ideais. Esta lei foi descoberta pelo cientista francês Jacques Alexandre César Charles, nascido em 12 de novembro de 1746 e falecido no dia 7 de abril de 1823. Pode-se representar a lei de  Boyle-Mariotte com a expressão: V1/T1 = V2/T2, sendo que está lei está diretamente relacionada a uma transformação isobárica.

Pegando um exemplo utilizando uma chama, uma garrafa e um ovo. Quando se coloca a chama no interior da garrafa, o ar aquece. Assim, a chama se apaga o ar começa a arrefecer ligeiramente, levando á diminuição do seu volume, que permite  entrada do ovo no recipiente.

Na prática, quando no interior de uma estrela a fusão nuclear cessa, o gás colapsa sobre si mesmo, levando ao aumento da temperatura. Deste modo, verifica-se a expansão do gás (aumento do volume), o que provoca a explosão de uma estrela, formando assim, uma nebulosa.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *