Você está em: Cursos Gratuitos > Física > Química > Lei de Boyle-Mariotte

Lei de Boyle-Mariotte

A Lei de Boyle-Mariotte pode ser encontrada com os alunos estudam química, e está diretamente relacionada a termodinâmica e está dentro de um grupo de leis que compreendem as chamadas Lei dos Gases Ideais. Esta lei foi descoberta pelos cientistas Robert Boyle (Inglês, nascido em 1627 e falecido em 1961) e por Edme Mariotte (francês, nascido em 1620 e falecido em 1684).

Pode-se representar a lei de  Boyle-Mariotte com a expressão: P1.V1 = P2.V2, sendo que esta lei diz respeito a uma transformação Isotérmica. Quando se faz uma experiência com, por exemplo, uma bomba de vácuo com espuma e goma dentro, percebe-se que a diminuição da pressão, em virtude da extração do ar com a bomba de vácuo, causa o aumento do volume da goma e da espuma.

Uma curiosidade relacionada a esta lei: O botijão de gás que temos em casa têm uma capacidade de cerca de 26l. Nestas, o butano encontra-se à pressão de cerca de 30 atm, razão pela qual ocupa tão pouco espaço. Se estivesse a pressão de 1 atm, á temperatura de 25º C, ocuparia uns estonteantes 5500l – a capacidade de uma pequena piscina doméstica.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *