Você está em: Cursos Gratuitos > Física > Química > Lei de Avogadro – estudo dos gases

Lei de Avogadro – estudo dos gases

O nome desta lei, que pode se encontrada tanto quando se estuda física quando se estuda química, foi batizada com o sobrenome de um dos físicos italianos mais importantes, de sua geração, Amedeo Avogadro. A lei que o físico criou basicamente traz uma explicação de porque e como os gases se combinam, mantendo uma proporção simples entre eles e ainda concluiu que o hidrogênio, o oxigênio e o nitrogênio se encontram na forma diatômica, ou seja: H2, O2 e N2.

Antes de Algadro, os cientistas da época não tinham formulado ainda uma hipótese plausível para como se definiam os números de moléculas que existe nas mostras de gás. Através de suas experiência, o cientistas afirmou o seguinte conceito, que depois passou a ser conhecido como a Lei de Avogadro: “Dois recipientes, de mesmo volume, contendo gases diferentes, à mesma temperatura e pressão, deveriam conter o mesmo número de moléculas.”

Anos mais tarde, outro cientista muito famoso, Jean Baptiste Perrin, deu continuação as pesquisas de Algadro, determinando o número que não se sabia ao certo ainda qual era. Com seus estudos, chegou a um valor compreendido entre 6,5 x 1023 e  7,2 x 1023 moléculas em cada mol.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *