Você está em: Cursos Gratuitos > Física > Lei da Reflexão – fórmula, exemplos e calculo

Lei da Reflexão – fórmula, exemplos e calculo

Os processos que explicam como vemos tudo o que nos rodeia fazem parte da óptica, incluindo os mais estranhos. Porque isso acontece? Quando a luz passa de um meio que está sendo propagada para ouro diferente que esta propagando, como ocorre, por exemplo, da água para o ar, acontece o fenômeno da refração luminosa. É por isso que quando vemos as imagens das pernas de uma pessoa embaixo de uma piscina elas ficam deformadas.

Mas quando, por exemplo, uma pessoa chega à beira de um rio ou de uma piscina e vê  a sua imagem na água, como é o caso do famoso personagem Narciso, que acabou por se apaixonar pela sua própria imagem que apareceu no rio quando ele chegou perto e acabou se afogando tentando agarrar a si mesmo, neste caso é um outro fenômeno que está acontecendo. Este é um exemplo de reflexão regular, quando um raio de luz incide sobre uma superfície lisa e polida, retornando ao meio de onde vieram.

Outra modalidade de reflexão que existe é a reflexão difusa, quando a luz incide sobre qualquer objeto e ela reflete em todas as direções, atingindo nossa retina, e assim conseguimos ver as coisas.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *