Você está em: Cursos Gratuitos > Pós Graduação > LATO SENSU | O QUE É LATO SENSU, PÓS GRADUAÇÃO

LATO SENSU | O QUE É LATO SENSU, PÓS GRADUAÇÃO

LATO SENSU

Após o término do curso de graduação, o profissional tem a oportunidade de ingressar em cursos de especialização ou extensão para todas as áreas acadêmicas, que oferecem programas de estudos ministrados para formação e ingresso em todos os segmentos do mercado de trabalho. Entretanto, para alguns modelos de formação específica existem cursos de Pós-Graduação de são definidos de acordo com especificações do MEC – Ministério da Educação e, para que uma instituição de ensino superior possa oferecer esta formação específica é necessária que ela aconteça dentro de todas as definições regulamentadas pelo MEC. A Pós-Graduação chamada lato sensu é uma delas. Para que um programa educacional receba este título, o programa pedagógico por meio do qual ele foi desenvolvido deve preencher todos os requisitos determinados pelo Ministério da Educação. O chamado MBA – Master Business Administration, também é parte integrante deste tipo de formação e pode ser classificado dentro da Pós-Graduação lato sensu. Em todas as suas vertentes, esta formação deve atender as disposições estabelecidas pelo MEC, ainda no ano de 2007. É possível que esses cursos aconteçam por meio do sistema presencial de ensino, ou então ministrados de forma virtual, no chamado EAD – ensino a distância – entretanto, para esta finalidade é necessário que a instituição de ensino seja credenciada pelo MEC e reconhecida como uma instituição para ensino a distância.

+Stricto Sensu

+Pós-graduação

+Faculdade

+Cursos técnicos

DISPOSIÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Algumas das especificações regulamentadas pelo Ministério da Educação para que uma instituição de ensino superior ofereça a Pós-Graduação lato sensu podem ser identificadas da seguinte forma: qualquer instituição devidamente reconhecida que se disponha a ministrar este tipo de formação deverá se apresentar como único responsável por todos os passos que compreendem o programa educacional; desde o projeto pedagógico que deverá ser ministrado, até a realização do curso, responsabilidade sobre o corpo docente e ligação direta da instituição com cada uma das etapas desenvolvidas. Isto significa que uma instituição não poderá oferecer a Pós-Graduação lato sensu colocando como sendo parte de seu programa educacional, se este for desenvolvido e ministrado por outra instituição de ensino qualquer que seja; escola, cursinho ou empresas que ministram cursos específicos para especialização de profissionais que já finalizaram o programa de graduação. Desta forma, a instituição que eventualmente vincular seu nome no oferecimento de curso de  Pós-Graduação lato sensu ministrado por outra empresa ou instituição não terá o devido reconhecimento por parte do MEC.

 

RECONHECIMENTO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Uma vez que a disposição sobre a responsabilidade no oferecimento do curso é inteiramente da instituição de ensino superior, esta poderá oferecer a Pós-Graduação lato sensu sem que haja a necessidade de posterior reconhecimento ou validação por parte do Ministério da Educação. Especificamente para o profissional já formado na área de administração, o MBA pode ser também realizado como parte deste programa de Pós-Graduação, desde que respeitadas as mesmas disposições por parte da instituição de ensino superior. Entretanto, de qualquer forma, mesmo não sendo necessária a revalidação do curso para continuidade, todas as instituições de ensino superior que oferecem Pós-Graduação lato sensu são submetidas a uma permanente avaliação por parte de órgão educacionais competentes e reconhecidos pelo MEC. Neste caso, a instituição avaliada deverá apresentar todas as informações solicitadas, com o objetivo de atender as disposições referentes a esta avaliação. Cabe também ao aluno a parte de comunicação referente ao curso oferecido, de forma a tornar ciente por parte dos órgãos competentes, ou do próprio Ministério da Educação, alguma situação que eventualmente não estiver de acordo com as disposições do MEC, ou representarem qualquer tipo de impedimento para o desenvolvimento adequado deste do programa educacional de Pós-Graduação lato sensu.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

Para ingresso em qualquer curso de Pós-Graduação lato sensu é necessário que o profissional já possua o diploma de graduação e que esta tenha sido realizada em instituição de ensino superior devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação. Este é um pré-requisito e não existe a possibilidade de realização deste curso se o aluno não estiver neste perfil adequado. A duração média desta formação é de 2 (dois) anos, entretanto, de acordo com a área de atuação do profissional, bem como, de acordo cm seus interesses acadêmicos, o aluno poderá optar por um curso com duração e programa a acadêmico que atenda às suas necessidades da melhor forma. O modelo de formação que compreende a Pós-Graduação lato sensu é oferecido em diversas instituições de ensino superior para diferentes segmentos de atuação profissional, desta forma, não é possível especificar estes segmentos, uma vez que as opções de áreas de atuação são extremamente diversificadas e cabe ao aluno a procura por um curso que esteja relacionado ao seu campo de atuação e lhe ofereça condições para atender suas expectativas profissionais. De forma geral, quando um profissional ingressa em um programa de Pós-Graduação lato sensu, ele já deve possuir o domínio de outros idiomas e este diferencial pode representar um auxílio não somente para a realização deste curso, como para a rotina de trabalho após o término de sua formação.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *