Você está em: Cursos Gratuitos > Química > Isótopos – Isótonos – Isóbaros

Isótopos – Isótonos – Isóbaros

Estes três conceitos são muito importantes para quem esta estudando química. O fenômeno da Isotopia, por exemplo, diz respeito a um fenômeno que acontece entre os átomos que possuem números de massa diferentes, e que constituem o mesmo elemento químico. Então, quando estamos falando em isotopia, nada mais estamos falando que átomos que precisam obrigatoriamente estar em um mesmo elemento, mas que vão apresentar o mesmo valor de número atômico, mas os números de suas massas serão diferentes. Para representar o nome, basta pegar o nome do elemento e colocar na sequencia o número de massa.

isotopos, isobaros, isotonos atomo quimica


Já quando estamos falando em isobaria estamos falando quando os átomos que estão em um mesmo elemento químico apresentam exatamente o mesmo número de massa. Então, quando esta questão aparecer em um problema, você sabe que se um átomo é isóbaro de outro é porque vão ter a mesma massa.

Por último, quando estamos falando em isotonia, não estamos mais falando de massa, mas sim dos nêutrons, sendo que neste caso os átomos de um mesmo elemento químico terão números iguais de neutros para que este fenômeno aconteça. Mas lembrando que também neste caso os átomos têm que ser o mesmo para permitir a comparação.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *