Você está em: Cursos Gratuitos > Bolsas de Estudo > Intercâmbio

Intercâmbio

Intercâmbio cultural: a importância de aprender uma língua em outro país

Saber falar outras línguas sempre foi muito importante para muitos profissionais de diversas áreas, mas em especial os trabalhadores da área de comunicação, engenheiros e cientistas e os funcionários de multinacionais. Nos dias de hoje, o mercado de trabalho exige da maioria dos profissionais uma segunda língua, seja esta o espanhol, o inglês ou japonês.

 

A globalização, o encurtamento de distâncias pela Internet e a vinda de muitas multinacionais para o Brasil foram os responsáveis pela crescente exigência de uma língua estrangeira falada pelos profissionais, e a demanda por escolas de línguas estrangeiras e pelas viagens de intercâmbio.

 

As viagens de intercâmbio já faziam sucesso entre os brasileiros desde os anos 90, quando a economia do país começou a mudar. Porém, naquela época, esta experiência cultural e educacional só estava acessível a poucos. Hoje em dia, mais e mais brasileiros, de todas as idades e classes, podem planejar e viajar para outro país.

 

Quando um estudante resolve fazer um intercâmbio está certamente pensando em seu futuro, e independente da área profissional de sua escolha, de atuação, Intercâmbiose comunicar em outros idiomas é um ponto importantíssimo de qualificação profissional. Nos processos seletivos das empresas, não são aceitos candidatos que não tenham nível de inglês ou que não entendam espanhol, por exemplo. Por isso, é bom pensar na importância deste investimento em seu futuro.

 

Existem muitos sites e páginas nas redes sociais que relatam a experiência de estudantes em intercâmbio e assim podemos conhecer uma pouco da rotina dos brasileiros em outros países. Indo um pouco mais além, é possível também saber a diferença que fazer intercâmbio fez na vida desta pessoa.

 

Os que já participaram de programas de intercâmbio falam o quão fundamental essa experiência foi para sua formação pessoal e profissional. Viver em um país completamente diferente acaba trazendo amadurecimento e uma outra visão para o intercambista.

Situações particulares podem acontecer e a pessoa deve saber lidar com estes problemas em outro idioma. Essas são algumas das características que os recrutadores de grandes empresas procuram em um candidato, além da experiência de mundo, adquirida com a vivência em outro país.

 

Seguro de Viagem

Algo importantíssimo na hora de fazer um intercâmbio, é garantir a sua proteção. O seguro viagem internacional oferece cobertura para brasileiros que vão se aventurar em terras estrangeiras, protegendo-os contra problemas como roubo e acidentes.

 

Mas qual a diferença entre aprender uma língua estrangeira em uma escola de idiomas no Brasil ou com professores particulares e aprender uma língua estrangeira em um programa de intercâmbio? Além de outras vantagens, a mais importante é sem dúvida a imersão na cultura e na língua. O aprendizado linguístico não é simples, e ao ouvir a língua 24 horas por dia, e tendo que usa-la para se comunicar, a internalização do idioma é bem mais eficaz. Assim, o estudante aprende uma língua estrangeira da mesma forma que aprende a sua própria língua: ouvindo e falando!

 

Uma opção bastante comum feita pelos estudantes que chegam de um intercâmbio é se matricular em um curso de idiomas, para continuar praticando a língua e assim não esquecer parte do que aprendeu.

 

Se você deseja saber mais sobre intercâmbios, entre em contato pelo site e fique por dentro de dicas sobre viagens, seguros e intercâmbios culturais e estudantis. Garanta seu futuro investindo em um intercâmbio, pois além de se divertir viajando, você estará ampliando suas fronteiras culturais e comunicativas!

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *