Você está em: Cursos Gratuitos > Bolsas de Estudo > SiSU 2013

SiSU 2013

INSCRIÇÕES SISU 2012 – 2013

Está com inscrições abertas até o dia 22 de junho, o Sistema de Seleção Unificada – SISU; um programa social estudantil oferecido em todo o território nacional e que acontece por meio da supervisão do Governo Federal com o objetivo de conceder o acesso em instituições públicas de ensino superior, para estudantes que participaram da realização do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Esse sistema é monitorado pelo MEC – Ministério da Educação e seleciona candidatos por duas vezes durante o ano – sendo uma em cada semestre. A seleção de candidatos é feita por um sistema informatizado que avalia todos os aspectos sobre a necessidade do estudante, de acordo com sua área de atuação e com a instituição onde deseja ingressar.

A cada período de seleção e convocação, o início do período letivo acontece no semestre vigente, ou seja, assim que o aluno faz sua inscrição e recebe o benefício, ele pode começar a freqüentar o curso. Porém, é necessário que este aluno tenha feito a prova do ENEM no ano anterior para participar do processo de seleção do SISU. Quem não realizou o exame não poderá participar e deve procurar a inscrição para o ano seguinte, de acordo com os requisitos necessários. Para ingresso é necessário também, que o candidato esteja de acordo com a oferta de vagas e com a universidade disponível para ingresso, conforme a oferta que é feita pelo MEC. Então, tem início o processo de chamada de candidatos para a inscrição e este ponto é feito em duas etapas, ou seja, duas chamadas, de acordo com a oferta de vagas e a demanda de estudantes para as universidades e os semestres vigentes.

 

COMO ACONTECE O SISU

inscrições sisu 2012Quando um estudante é selecionado para realizar sua formação superior por meio do subsídio do SISU, ele tem a chance de ingressar em uma instituição de ensino pública, entre todas as participantes do programa. O sistema para a seleção destes estudantes é feito de acordo, primeiramente, com a oferta de vagas disponíveis em cada universidade. Quando o estudante faz a inscrição ele pode optar por duas ofertas de cursos e também pode, eventualmente alterar us opção para que seja válida somente a última opção feita e confirmada corretamente.

A partir deste ponto, o sistema informatizado vai selecionar os alunos conforma o desempenho que foi apresentado na realização do ENEM, de acordo com todos os critérios estabelecidos para a avaliação de notas, ou seja, conforme a validade de pesos para cada disciplina e para cada ponto observado, da mesma forma. Após esta seleção, o aluno pode também ser classificado em diferentes ofertas de vagas, de acordo com suas duas opções variando conforme a nota apresentada na avaliação. Todo o processo é formado por 3 fases que acontecem da seguinte forma:

  • Primeira opção: Candidatos selecionados com bom desempenho de notas ingressam no curso desejado na primeira fase, ou na opção final de curso;
  • Segunda Opção: Candidatos com notas disponíveis de acordo com a oferta de cursos ingressam na segunda fase, ou na primeira opção que é confirmada no ato da inscrição;
  • Lista de espera: Candidatos não selecionados em nenhuma das duas fases anteriores podem manifestar seu interesse em ingressar em uma lista de espera que pode ser disponibilizada pelas universidades participantes para que sejam oferecidas as vagas que não foram preenchidas nas primeiras etapas.

 

COMO REALIZAR A INSCRIÇÃO

Quando um estudante participa do ENEM ele recebe um número correspondente que é chamado de senha da avaliação e por meio deste número ele pode acessar o endereço eletrônico do SISU para efetuar sua inscrição no programa. Para o calendário sisu 2013segundo semestre de 2012, as inscrições já estão abertas e devem ser feitas até o dia 22 de junho.

Para tanto é necessário que o candidato, ao acessar o seguinte endereço eletrônico: www.sisu.mec.gov.br, realize seu cadastro de participação apresentando o número de inscrição do ENEM e sua senha da avaliação. Este processo acontece de forma gratuita e é necessário que o candidato esteja ciente sobre toda a documentação que é exigida para ingresso nas universidades participantes – sendo esta informação divulgada no momento de sua inscrição no site.

Quando a etapa de candidatura for finalizada, ele poderá imprimir o comprovante e acompanhar por meio do próprio endereço eletrônico o cronograma de atividades e as datas de divulgação dos resultados e do início de curso, para os estudantes que forem selecionados. As datas para as inscrições para o para o ano de 2013 serão divulgadas posteriormente, no site do SISU.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *