Você está em: Cursos Gratuitos > Cursos Técnicos > Institutos Federais / CEFET > Inscrições IFRJ 2012/2013 estão abertas

Inscrições IFRJ 2012/2013 estão abertas

CURSOS TÉCNICOS IFRJ

Para os estudantes e profissionais que residem no estado do Rio de Janeiro, o IFRJ – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia oferece uma série de programas educacionais, para diversos níveis de formação e também, para diferentes segmentos de atuação. De forma específica para os cursos técnicos, o portal da instituição já disponibiliza informações sobre o processo seletivo e ingresso no ano de 2013, com inscrições abertas até o dia 14 de setembro, para vagas específicas.

Os cursos de formação técnica estão entre os mais procurados no instituto, pois oferecem uma qualificação bastante tradicional por seu alto nível educacional e principalmente por conta da oportunidade de ingresso no mercado de trabalho em curto prazo, por meio da realização de cursos de menor duração. No IFRJ estes cursos e toda a grade educacional que é oferecida estão disponíveis em cada uma das unidades da instituição, em 11 localidades no estado do Rio de Janeiro.

Para quem deseja ingressar em cursos técnico já no ano de 2013 é importante acompanhar o portal do instituto, com o objetivo que verificar as informações que são disponibilizadas periodicamente sobre o próximo processo seletivo.

ifrj

 

SOBRE OS CURSOS OFERECIDOS

O portal da instituição disponibiliza todas as informações sobre a grade curricular dos cursos que são oferecidos, bem como, sobre os diferentes segmentos ofertados para todo o estado. Além das localidades, todos os programas educacionais também estão divididos de acordo com o nível acadêmico do aluno, no momento do ingresso. Existem cursos para quem ainda está cursando o Ensino Médio e deseja conciliar as duas formações, cursos para os alunos que já finalizaram esta etapa e ainda, programas que compreendem também a formação voltada para a qualificação de jovens e adultos – o chamado EJA. Para todas as localidades onde o IFRJ está presente no estado, os cursos são divididos da seguinte forma:

 

  • Informática
  • Manutenção e suporte em informática
  • Meio ambiente
  • Petróleo e gás
  • Polímeros
  • Segurança do trabalho
  • Química
  • Alimentos
  • Biotecnologia
  • Farmácia
  • Agente comunitário de saúde
  • Agroindústria
  • Agropecuária
  • Lazer
  • Secretariado
  • Serviços Públicos – EAD

 

COMO INGRESSAR NO IFRJ

Neste momento, o instituto está com inscrições abertas para mais de 1000 vagas em cursos técnicos, com escolaridade mínima exigida somente para o Ensino Fundamental. Para quem deseja ingressar em um dos cursos é necessário verificar a oferta de vagas de acordo com a localidade de residência e providenciar a sua candidatura, bem como o pagamento da taxa de inscrição, no valor de 50 reais.

Os alunos que estão cursando o Ensino Médio e desejam iniciar o curso técnico também podem realizar a candidatura, pois a formação também é destinada para a realização conjunta com esta etapa acadêmica. O portal da instituição já divulgou todas as informações e também o edital para as vagas oferecidas, e as inscrições estão abertas até o dia 14 de setembro. Para verificar a oferta de vagas de acordo com a localidade pretendida e obter todas as informações sobre a candidatura, basta acessar o seguinte link: www.ifrj.edu.br/noticias/concurso_integrado_2013 .

inscrições ifrj 2013 cursos técnicos

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Além da oferta de vagas para os cursos presenciais, o instituto também dispõe de um programa educacional que é ministrado por meio do sistema de ensino a distância e tem o objetivo de oferecer o mesmo acesso ao ensino de qualidade, para os estudantes que eventualmente não possam frequentar nenhuma das 11 unidades educacionais que estão presentes no estado do Rio de Janeiro. Para quem procura a formação presencial, em qualquer um dos níveis acadêmicos que a instituição oferece, os municípios que recebem unidades são: Arraial do Cabo; Duque de Caxias; Engenheiro Paulo de Frontin; Mesquita; Nilópolis; Paracambi; Pinheiral; Realengo; São Gonçalo e Volta Redonda.

Em cada uma dessas unidades são oferecidos cursos para a formação em diferentes segmentos de atuação no mercado de trabalho, e também, para diferentes níveis. Para verificar todas as informações adicionais sobre a instituição, cursos oferecidos e os respectivos contatos, basta acessar o endereço eletrônico que está no link a seguir: www.ifrj.edu.br/ . O atendimento também pode ser feito no e-mail: concursos@ifrj.edu.br.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

4 comentários em “Inscrições IFRJ 2012/2013 estão abertas

  1. Minha filha vai prestar o vestibular gostaria de saber quando vai começar a inscrição para 2013 e se é pelo ENEM ou é prova separada desde ja agradeço a atenção.

  2. Eu gostaria de conhecer o Instituro Federal de Educação Ciência e Tecnologia melhor, saber mais detalhes dos cursos que nos oferece.

  3. Sou muito grato pela faculdade que nos da oportunidadede de fazer um curso técnico, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *