Você está em: Cursos Gratuitos > Bolsas de Estudo > ENEM > Inscrições ENEM 2012 Informações

Inscrições ENEM 2012 Informações

ENEM 2012

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova que foi criada por meio de uma iniciativa do Ministério da Educação, ainda no ano de 1998, com o objetivo inicial de avaliar a qualidade do ensino oferecido que era oferecido nas escolas de todo o país, para o período de cursos do Ensino Médio. A iniciativa previa a identificação dos pontos que precisavam de melhorias, para que o ministério obtivesse as devidas condições de realizar as eventuais mudanças nos planos acadêmicos, em benefício dos alunos de todo o território nacional. Esta foi a primeira ação com este objetivo no país e, de forma posterior, outros programas forma implementados e permanecem vigentes para a avaliação do ensino que é oferecido, em diferentes níveis acadêmicos e em diferentes instituições de ensino, em todo o país.

Desde o ano de 2009, a prova do ENEM também é utilizada para conceder a certificação do Ensino Médio, para estudantes que participam do programa EJA – Educação para Jovens e Adultos. Também a partir do mesmo ano, o exame passou a ser utilizado como parte do sistema de processo seletivo de universidades, o que ocasionou uma série de acontecimentos que obrigaram o Ministério da Educação a avaliar e rever a forma como a prova é desenvolvida e aplicada. Assim, uma série de novas disposições para a realização do exame são aplicadas a cada ano, com o objetivo de eliminar as situações de insegurança que se apresentaram sobre a confiabilidade na realização do ENEM.

“Agora é oficial, inscrições começam na segunda-feira (28/05) e vão até 15 de Junho, segundo divulgou o diário oficial

DICAS PARA ESTUDAR PARA O ENEM: http://www.icursosonline.com/estudar-para-enem-gratis-e-online-2012/

NOVIDADES PARA O EXAME DESTE ANO: Alunos terão acesso a correção da redação; (não poderão recorrer da nota)
inscrições enem 2012

 

COMO ACONTECE A PROVA

O processo que envolve a realização do exame é bastante demorado e assim, o aluno pode se preparar da melhor forma para obter um bom desempenho na avaliação. O período de inscrições é aberto ainda no primeiro semestre do ano, e também são disponibilizadas as disciplinas sobre as quais o aluno será avaliado na prova. Então, no seguindo semestre acontece a avaliação, sempre dividida em 2 (dois) dias, sendo a primeira parte composta por algumas disciplinas, e o segundo dia para o restante do conteúdo e para a realização de uma redação sobre um tema proposto no momento da avaliação. Segundo o portal da avaliação, para o ano de 2012, a forma como o exame será aplicado, bem como, a forma como será corrigido ainda será divulgado pelo Ministério da Educação, por meio do Diário Oficial da União, mas é já possível saber a relação de conteúdo que estará presente na avaliação, que acontece da seguinte forma:

 

1 – Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia, Sociologia.

2 – Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física, Biologia.

3 – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura (Língua Inglesa ou Espanhola), Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação, Comunicação.

4 – Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

 

No ato da inscrição, o candidato poderá optar pelos idiomas Inglês ou Espanhol, para a realização da prova de Literatura. Para cada área específica serão apresentadas 45 (quarenta e cinco) questões e ainda, uma redação. Durante o primeiro dia de avaliação serão desenvolvidas as disciplinas dispostas nos itens de número 1 e 2 descritos acima, e no segundo dia, as disciplinas de número 3, 4 e mais a redação.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

www.enem.inep.gov.br/ site do ENEM.

inscrições enem 2012Com base na nota que cada aluno apresenta no ENEM é possível solicitar o ingresso em programas que são oferecidos pelo Governo Federal, para o ingresso em instituições de ensino superior a partir de bolsas de estudo – parciais ou integrais. Alguns dos programas que utilizam o exame como critério de avaliação para concessão de benefício são o PROUNI – Programa Universidade para Todos, e também o SISU – Sistema de Seleção Unificada. Além destes programas, o exame também concede certificação para quem finalizou o Ensino Médio por meio do EJA – Educação para Jovens e Adultos.

Para o ano de 2012 serão implementadas algumas medidas para a prova, com o objetivo de garantir que não acorram incidentes sobre o caráter confidencial da avaliação, antes de sua realização. Para verificar todas as informações sobre a realização do exame, o aluno deve acompanhar as atualizações disponibilizadas no portal, neste link: www.enem.inep.gov.br/

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

8 comentários em “Inscrições ENEM 2012 Informações

  1. Boa tarde , estou desempregado ha mais ou menos 2 anos , só vivendo de bicos , sou casado e tenho
    03 filhos e todos dependente de mim , meu ultimo emprego era coordenador operacional
    na Libra Terminais , fui demitido , me dediquei durante 10 anos para empresa , vesti a camisa , e esqueci
    de mim , pois nunca tive tempo para a conclusão de meus estudo porque a empresa nunca me proporcionou uma oportunidade , hoje atualmente ,estou nesse citando de uma ajuda ou oportunidade para a conclusão de meus estudos , porém todas as empresas pedem a conclusão do ensino médio , tenho 44 anos, conclui somente a 6º série , preciso de uma conclusão rápida , alguém de vocês podem me ajudar … Obrigado e um abraço a todos ..
    Sds. Denir de Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *