Você está em: Cursos Gratuitos > Matemática > Inequação do 1 grau – Inequações exercícios

Inequação do 1 grau – Inequações exercícios

calcular inequação primeiro grauEnquanto que a palavra equação representa igualdade, a palavra inequação significa na verdade uma desigualdade. O símbolo usado para expressar esta desigualdade e seus significados são os seguintes:

> Maior que

< menor que

Estes símbolos são representativos de desigualdades, ou seja, não são símbolos de equações, e sim de inequações. Então, para entenderemos melhor o que é uma inequação de primeiro grau, é uma desigualdade que pode ser escrita na fora dos símbolos apresentados. Alguns exemplos podem ser apresentados para entendermos melhor como a inequação de 1º grau pode aparecer:

a.x+b>0

a.x+b<0

Não podemos esquecer que sempre o a ou o b pertencem aos números reais, e que o a sempre é diferente de 0.

Para resolvermos uma inequação deste tipo podemos proceder da mesma forma que procedemos para resolver as equações de primeiro grau. Mas existe apenas uma regra especial que deve ser observada: quando o a representar um número negativo. Tirando esta regra, o sistema de resolução deste tipo de inequação é muito parecido com o sistema de resolução das equações de 1º grau. A resolução deverá ser feita em busca de do que é chamado de conjunto solução, que será composto pelos possíveis valores de x desta inequação.

questoes de inequações 1 grau

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *