Google Acadêmico

GOOGLE ACADÊMICO

Entre as diversas funcionalidades que são oferecidas pelo Google, uma das mais eficazes e importantes no campo da pesquisa é o Google Acadêmico. Esta ferramenta foi criada para prestar auxílio a estudantes de todo o mundo utilizando a forma de comunicação mais rápida e efetiva em funcionamento: a internet.

Com o mesmo formato já previsto e mundialmente solicitado, a empresa disponibiliza, neste segmento voltado para alunos, a possibilidade de realizar pesquisas pertinentes aos assuntos de interesse ou necessidade para a realização de diferentes atividades acadêmicas. Esta opção fornece ao aluno a perspectiva de encontrar informações sobre os mais variados temas por meio de fontes disciplinares específicas e de confiabilidade assegurada por conta da marca Google.

De forma prática, o Google Acadêmico funciona como um tipo de tutor para o aluno que está em pesquisa naquele momento, prestando ao auxílio necessário para que este aluno encontre as melhores respostas e o conteúdo adequado para a sua pesquisa. Desta forma, a composição ou produção de um trabalho acadêmico acontece de forma mais rápida e prática e conta com diversas fontes de conteúdo aplicado.

Google-Academico

 

COMO FUNCIONA

O objetivo principal desta ferramenta é otimizar a atividade de pesquisa que o aluno vai realizar e também, simplificar esta pesquisa oferecendo o maior número google-academico-TCCpossível de opções, dentro do padrão de busca pelo qual o aluno optou. Ou seja, a partir do momento em que o aluno determina qual o seu campo de interesse para realizar a pesquisa, a ferramenta apresenta as opções mais adequadas e próximas ao interesse para a procura.

É possível identificar a relevância do Google Acadêmico simulando uma pesquisa sobre assuntos diversos, sempre de cunho acadêmico. Assim, quando é feita uma busca por meio da página principal e tradicional do Google, as opções que o indivíduo encontra seguem o padrão de sua pesquisa, entretanto elas são filtradas de acordo com as palavras-chave e também conforme a política de anunciantes da qual a empresa dispõe. Este fator pode influenciar de forma negativa a pesquisa, uma vez sendo possível demandar mais tempo para que se encontre a alternativa mais adequada.

Já com a utilização do Google Acadêmico, a pesquisa é dedicada ao assunto procurado de forma específica e as respostas são oferecidas por meio de fontes pontuais. Alguns exemplos dessas fontes são:

  • Teses já apresentadas
  • Livros disponibilizados
  • Artigos oferecidos por editoras de conteúdo acadêmico
  • Artigos revisados e previstos por profissionais
  • Participação de instituições de ensino por meio da disponibilização de bibliotecas digitais
  • Conteúdo apresentado em TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

Ao usuário também é permitido que se armazene o conteúdo de interesse, utilizando uma biblioteca virtual de informações, para que sua pesquisa esteja a disposição para uso, sempre que necessário.

 

QUEM PODE UTILIZAR

A funcionalidade que é oferecida pela empresa compreende e permite a sua utilização por todos os usuários da rede mundial de computadores, sem custo e sem limite para a consulta, assim como acontece para a sua principal ferramenta de pesquisa. Entretanto, como todas as ações que são realizadas e executadas na internet, o usuário deve seguir critérios de utilização coerente e que esteja de acordo, inclusive, com disposições legais. Isto significa que o conteúdo acadêmico disponível deve ser usufruído de maneira responsável, cumprindo todas as determinações específicas para que isto aconteça.

site: scholar.google.com.br/

Para administrar esta atividade e responsabilizar eventuais usuários inadequados, que façam mau uso do conteúdo ou violem disposições de propriedade, por exemplo, existem leis específicas que dão conta dos chamados crimes de internet. Uma vez identificada a má utilização ou a veiculação de informações de forma nociva, a justiça tem perfeita condições de localizar o responsável, por meio de ferramentas digitais específicas, fazendo com que ele responda por sua ação de acordo com a determinação judicial adequada. O Google dispõe, ainda, de diferentes ferramentas para pesquisa e armazenamento de informações dentro do formato digital, limitando o uso da funcionalidade acadêmica apenas para pesquisas deste interesse.

One comment

  1. lindomar galucci alexandre disse:

    quero conhecer mais sou novo aki parei de estudar, no ano de 1990 dai nunca mais voltei a estudar , fui ate a sexta serie quero voltar como faço;

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *