Você está em: Cursos Gratuitos > Faculdade / universidade > GESTÃO AMBIENTAL | FACULDADE, CURSO E MERCADO

GESTÃO AMBIENTAL | FACULDADE, CURSO E MERCADO

FACULDADE DE GESTÃO AMBIENTAL

A gestão ambiental pode ser definida por todas as atividades que fazem parte de um processo ou uma medida de preservação ambiental em diferentes aspectos. O profissional deste segmento, que é chamado gestor ambiental é responsável por todas as etapas que compreendem este segmento e são bastante diversificadas. Algumas delas podem ser descritas como a pesquisa aprofundada para a identificação e a busca de recursos, com o objetivo de desenvolver novas tecnologias e novos projetos, ou mesmo aperfeiçoar os processos já existentes para a preservação e a utilização adequada de um meio ambiente. É responsabilidade do gestor ambiental a coordenação de atividades que possam diminuir os efeitos da ação do homem e das transformações ambientais em um ecossistema e para tanto são desenvolvidos projetos de ação de despoluição ou controle de emissão de poluentes; a promoção de extração de forma adequada para que a fonte de determinado recurso seja preservada; a utilização criteriosa de recursos naturais, bem como, a produção a partir de soluções que possam representar ações de sustentabilidade e o estudo para a destinação correta da água, em ecossistemas nos quais este recurso pode ser reutilizado. O cuidado com o lixo que é produzido também faz parte das atribuições de um profissional da área de gestão ambiental, uma vez que este fator pode representar sérios riscos para diferentes meio ambientes. As atividades do profissional gestor ambiental também podem acontecer de forma conjunta com profissionais de outros segmentos, como engenheiros civis, veterinários, biólogos, pesquisadores científicos e gestores de outras áreas. Desta forma é possível concluir que a principal característica que faz parte do perfil de um indivíduo que deseja ingressar na área de gestão ambiental é interesse pelas ciências da terra e, sobretudo, pela preservação do meio ambiente. Do mesmo modo são reconhecidas as características que competem às habilidades de organização, raciocínio lógico, grande senso de responsabilidade, paciência e capacidade de desenvolver trabalhos em grandes equipes, além de supervisionar suas atividades.

PROCEDIMENTOS PARA SE TORNAR

Para o exercício da gestão ambiental é necessária a realização de um curso que pode acontecer por meio da formação tecnológica de menor duração – geralmente 2 (dois) anos – ou a formação em instituição de ensino superior para a graduação; sendo este programa desenvolvido em 4 (quatro) anos, ou de acordo com a proposta pedagógica da instituição onde o aluno realizar sua formação. Esses cursos compreendem diferentes conteúdos possibilitando ao profissional o desenvolvimento de diferentes atividades, de acordo com o a extensão de sua formação. De forma geral, quando o profissional finaliza o curso de gestão ambiental, ele deve estar apto a desenvolver diferentes atividades, tais como a coordenação de projetos de preservação ambiental; o acompanhamento de processos já existentes para melhores práticas ambientais; o desenvolvimento de novas tecnologias, novos produtos e também novos serviços para atenderem da forma mais adequada a relação entre as grandes sociedades e o meio ambiente onde estão inseridas; desenvolver projetos e medidas de incentivo a utilização correta dos recursos naturais, não apenas nos setores comerciais, mas na sociedade de forma geral. Entre diversas outras atribuições, essas são algumas das quais o profissional desta área deve desenvolver de forma correta após o término de sua formação.

 

A FORMAÇÃO E O MERCADO DE TRABALHO

Os cursos que são oferecidos para a formação de gestores ambientais podem acontecer com base em diferentes propostas academias, uma vez que são oferecidos como graduação ou como cursos de formação tecnológica. Para este caso, o conteúdo previsto para estudo é abordado de forma menos aprofundada, porém permitindo ao profissional que desenvolva suas atividades de maneira adequada para diferentes áreas. Já para a formação por meio de curso de graduação com duração média de 4 (quatro) anos, o conteúdo desenvolvido é mais específico e trata cada uma das questões que envolvem a área de gestão ambiental de modo mais aprofundado possibilitando ao profissional, o exercício de atividades com maior abrangência após a sua formação. Em cada um desses cursos são desenvolvidas diferentes propostas pedagógicas, de acordo com cada instituição, entretanto, em todos eles, o aluno terá efetivo contato com as ciências biológicas e químicas, assim como o estudo da matemática e da geografia. Quanto ao mercado de trabalho para este segmento é importante que o profissional não apenas realize sua graduação, mas se qualifique por meio de cursos específicos para a área de interesse dentro da gestão ambiental. Assim as oportunidades tornam-se mais efetivas para todos os campos de atuação, tais como as indústrias de extração de diferentes recursos naturais; a área de pesquisa científica em parceria com profissionais de outros segmentos; o desenvolvimento para a área de preservação e segurança das ações ambientais e também, a realização de atividades de docência para as disciplinas pertinentes a essa formação.

 

ONDE ENCONTRAR O CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL

 

Instituição: OSWALDO CURZ

Cidade: São Paulo

Link para o curso: www.oswaldocruz.br/cursos/curso.asp?id_curso=20

 

Instituição: UVA

Cidade: Cabo Frio – Rio de Janeiro

Link para o curso: www.uva.br/cursos/graduacao-tecnologica/gestao-ambiental

 

Instituição: UNIABC

Cidade: Santo André – São Paulo

Link para o curso: www.uniabc.br/site/gestaoambiental-tecnologicos.shtml

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *