GEOLOGIA | FACULDADE, SALARIO E CURSO

FACULDADE DE GEOLOGIA

O geólogo é o profissional que tem sob sua responsabilidade, o estudo de todo o desenvolvimento do planeta Terra. Assim, a geologia é o segmento que compreende todas as informações das quais os seres humanos dispõem sobre o planeta, bem como, todas as transformações ocorridas na Terra com o passar do tempo e que aconteceram por meio da ação do Homem ou de maneira independente. As atividades que definem a geologia são bastante diversificadas, pois tratam diretamente do estudo da evolução do planeta, em todos os sentidos. Assim, fazem parte do campo de pesquisa do profissional da área de geologia, o estudo dos oceanos, dos recursos naturais, as modificações geográficas, as mudanças na fauna e na flora, o estudo dos continentes, bem como o papel do homem em cada uma das transformações que acontecem nestes e em diversos aspectos da vida na Terra. Algumas das principais atribuições para o profissional deste segmento é a realização de atividades que são desenvolvidas por meio de ações conjuntas com profissionais de outras áreas, tais como biólogos, oceanógrafos, engenheiros ambientais, agrônomos e outros profissionais.

 

ÁREA DE ATUAÇÃO

Um exemplo pode ser visto no estudo da topografia, ou seja, da perfeita compreensão quanto a um espaço físico e seu terreno; para este ponto, o auxílio de um geógrafo é fundamental para a realização adequada das atividades de um geólogo. Já um profissional oceanógrafo ou biólogo pode ajudar o profissional da geologia quanto ao desenvolvimento de atividades correspondentes a pesquisa e ao estudo dos oceanos e das diferentes formas de vida que os habitam. Com a disseminação de questões iminentes para a humanidade, tais como o aquecimento global e a utilização de recursos sustentáveis, o campo de trabalho do geólogo é ampliado, por conta da pesquisa referente a estas e outras questões que demandam medidas de atuação em todo o planeta. A área de pesquisa para o setor de segurança também oferece oportunidades para a atuação do profissional geólogo, uma vez que muitos dos projetos e das atividades que são desenvolvidos acontecem em locais que demandam um detalhado estudo antes de tornar-se um campo de trabalho, como uma mina de extração, por exemplo, ou um determinado tipo de terreno. Desta forma são controlados os níveis de risco aos quais os profissionais são expostos, assim como garantidas as devidas condições para que uma equipe não apenas de geólogos, mas de profissionais que desenvolvem atividades paralelas e conjuntas possa atuar dentro dos padrões adequados de segurança. Para quem deseja tornar-se um profissional apto a realizar atividades que estão relacionadas a geologia existem diferentes cursos de formação e especialização sendo mais comum a formação por meio do curso superior de graduação. A fluência para leitura, escrita e conversação em diferentes idiomas, especialmente para o inglês é um dos requisitos mais importantes para o profissional da geologia. Isto acontece, pois grande parte das informações com as quais o profissional vai trabalhar, assim como o recebimento de dados de diferentes locais acontece por meio do idioma inglês. Dentro do campo da geologia, o profissional pode escolher entre diferentes áreas nas quais deseja atuar, assim como mais de uma delas para desenvolvimento de atividades conjuntas, entretanto, assim como em outros segmentos, a realização de cursos específicos, que podem contribuir para a qualificação de um profissional em uma área específica pode representar melhores condições para oportunidades de atuação.

FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

O curso para graduação em geologia tem a duração aproximada de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos e este dado pode variar de acordo com a instituição de ensino superior na qual o aluno estuda. Como disciplinas básicas desenvolvidas durante o curso, o estudo da Geografia, da Matemática e da Biologia, entre outros. Com o passar do curso, o aluno inicia o estudo das disciplinas específicas para formação em geologia, que compreendem a realização de atividades em diversos segmentos pertinentes, como o estudo do solo, das plantas, dos animais, da vida nos oceanos, e todos os aspectos que caracterizam esta formação, entre outras diversas matérias específicas. Para este curso, o aluno terá contato com atividades práticas, realizadas em laboratório em diferentes terrenos, por exemplo. O mercado de trabalho é bastante diversificado e oferece oportunidades de acordo com a área de formação e o grau de qualificação de cada profissional. É possível encontrar campo para atuação em indústrias de extração de petróleo, mineração, reciclagem, assim como em laboratórios, em instituições e em organizações que desenvolvem atividades de pesquisa para segmentos específicos. De acordo com sua formação e qualificação, o profissional poderá atuar em diferentes campos.

 

ONDE ENCONTRAR O CURSO DE GEOLOGIA

 

Instituição: UERJ

Cidade: Rio de Janeiro

Link para o curso: www.fgel.uerj.br/index2.htm


Instituição: UFRJ

Cidade: Rio de Janeiro

Link para o curso: www.geologia.ufrj.br/

 

Instituição: UFPA

Cidade: Belém – Pará

Link para o curso: www.ig.ufpa.br/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=23&Itemid=35

 

Instituição: UFPR

Cidade: Curitiba

Link para o curso: www.geologia.ufpr.br/

 

Instituição: UFBA

Cidade: Salvador – Bahia

Link para o curso: www.twiki.ufba.br/twiki/bin/view/IGeo/WebGeologia

One comment

  1. Jvitor disse:

    Muito bom o vídeo acho que vou estudar geologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *