Você está em: Cursos Gratuitos > Matemática > Função Transcendental

Função Transcendental

transcendental função matematicaUma função transcendental é uma função a qual não satisfaz uma equação polinomial cujos coeficientes são eles próprios polinomiais. Mais tecnicamente, uma função de uma variável é transcendental se ela é algebricamente independente desta variável. Ou seja, quando falamos em  função transcendental, sempre estamos falando em funções que não algébricas. Já que não são funções algébricas, então a funções que podem ser  ditas transcendentais são exemplos de funções logarítmicas e funções exponenciais.

São exemplos de função transcendental as funções trigonométricas como, por exemplo, seno, co-seno, tangente, co-tangente e secante e co-secante. Quando temos, por exemplo, uma operação que seja feita com tomada da integral indefinida, consequentemente teremos uma função algébrica, sendo assim, será quase que sempre uma fonte de funções transcendentais.

Por exemplo, a função logaritmo origina-se da função recípoca em um esforço de encontrar-se a área de um setor hiperbólico. Então o ângulo hiperbólico e as funções hiperbólicas sinh, cosh, e tanh são todas transcendentais.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *